Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO

DISCENTE : CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO
DATA : 29/08/2017
LOCAL: Anfiteatro do DGE/CCHLA

O tema da Energia Eólica na Geografia Escolar: a construção de um livro paradidático.

Ensino de Geografia; livro didático e paradidático; reforma do pensamento; Energia Eólica;

Este trabalho teve como objetivo a construção de um livro paradidático sobre o tema da Energia Eólica para aplicação no Ensino de Geografia. Apresentou como caminho metodológico: analisar como este tema é abordado em livros didáticos; averiguar junto aos professores como trabalham o tema em sala de aula, quais as dificuldades e estratégias; E analisar a Energia Eólica geograficamente. As análises realizadas revelaram uma abordagem fragmentada e isolada deste tema na Geografia Escolar. A falta de contextualização também compõe este conjunto de problemas que tornam o assunto pouco explorado, apesar de ser uma das atividades em expansão, principalmente no Rio Grande do Norte. Compreende-se então uma necessidade de materiais complementares, como este produzido, para auxiliar na abordagem deste tema. Assim, as informações colhidas nestas etapas, após analisadas, convergiram para a composição do produto final: o livro paradidático intitulado Geografia da Energia Eólica, composto por cinco unidades. Focando-se no desenvolvimento deste tema em sala de aula, o livro paradidático foi complementado com uma Proposta de Aplicação que destaca o uso de outros recursos didáticos e estratégias para o ensino deste tema. Entende-se como parte importante neste trabalho, além do produto final, a pesquisa junto aos professores, a averiguação de informações diretamente nos parques eólicos e o próprio processo de escrita e reescrita do livro, podendo servir de inspiração para a produção de novos materiais, sobre novos temas, contribuindo então para a Geografia e sua prática na escola.

Presidente - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Interno - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS