Banca de DEFESA: JOÃO PAULO LUCENA DE MEDEIROS

DISCENTE : JOÃO PAULO LUCENA DE MEDEIROS
DATA : 31/07/2017
LOCAL: Anfiteatro da Pós-Graduação, CERES/Caicó

A linguagem audiovisual como metodologia para o ensino da Geografia Escolar: o cotidiano urbano pelas lentes dos alunos

Ensino de Geografia; metodologia de ensino; linguagem audiovisual; minidocumentários; cidade.

A linguagem audiovisual sugere formas de conceber e lidar com o espaço geográfico. É recorrente o uso dessa representação pelo professor de Geografia, para “apresentar” aos alunos os vários eventos espaciais e, particularmente, aqueles ocorridos na cidade, apoiando, assim, seu discurso durante uma aula. Pela compreensão da sua produção, pode-se refletir sobre o audiovisual e como esta representação pode ser usada em sala de aula sem que sirva apenas como ilustração dos conteúdos e conceitos trabalhados. Neste contexto, esta pesquisa objetivou compreender a produção da linguagem audiovisual como procedimento metodológico para o ensino de cidade na Geografia escolar. O estudo foi realizado a partir da proposição de um projeto denominado DOCGEO, desenvolvido em uma oficina pedagógica com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional José Augusto (CEJA) – escola pública estadual da cidade de Caicó/RN. Nesta oficina, dividida em 10 encontros, propôs-se a produção de minidocumentários – obras audiovisuais do cinema, mas também dos cineastas amadores que se interessam em registrar em som e imagem práticas sociais do/no espaço. Metodologicamente, para a coleta e análise de dados, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, observação participante, notas de campo, diários de bordo, registro de fotos, áudio, vídeo e a análise dos três filmes criados pelos discentes: Caicó: cidade do medo; Uma ilha em Caicó; e Caicó: a cidade que clama por água. A estratégia de ensino se revelou como um caminho possível para os educandos realizarem a leitura crítica do “texto” audiovisual, problematizando as representações locais do espaço urbano e suas paisagens construídas por meio de técnicas específicas. A experiência realizada envolveu os alunos em situações de aprendizagem possibilitando o protagonismo juvenil, a motivação, a criatividade, a criticidade e a construção do conhecimento visando práticas cidadãs. Pensar em métodos de ensino que objetivem a alfabetização audiovisual na Geografia é inovar a prática docente sensibilizando o alunado sobre os modos de ouvir/olhar, pensar e viver o cotidiano urbano.

Presidente - 2085238 - JEANE MEDEIROS SILVA
Externo à Instituição - MARIA REILTA DANTAS CIRINO - UERN