Banca de DEFESA: FRANCISCO CLÉSIO MEDEIROS DANTAS DE ARAÚJO

DISCENTE : FRANCISCO CLÉSIO MEDEIROS DANTAS DE ARAÚJO
DATA : 21/06/2017
LOCAL: Laboratório de Geografia Física do CCHLA da UFRN, Natal – RN.

Produção do Livro Paradidático “Uma ‘pitada’ de sal no ensino de geografia”.

Ensino de Geografia; material paradidático; litoral semiárido; economia do RN; sal marinho.

Este trabalho propõe contextualizar a produção de sal marinho com temas relacionados ao ensino de Geografia em escolas do ensino médio situadas no litoral setentrional do estado do Rio Grande do Norte, onde se localizam os municípios com a maior produção salineira do Brasil. Essa proposta se deu por meio de uma instrumentação didática-pedagógica textual, com a elaboração de um livro paradidático, explanando-se os temas naturais e humanos de forma interdisciplinar e transversal. A pesquisa partiu de observações empíricas em relação a temática da indústria salineira que envolve vários conteúdos trabalhados no componente curricular Geografia que poderiam ser trabalhados por professores da educação básica. Primeiramente foram realizadas reuniões com a coordenação pedagógica (diretoria, coordenador e professores), seguidas da elaboração do material didático-textual (produto educacional proposto), o qual se deu a partir de um processo construtivo e dialogado ao longo de 04 (quatro) oficinas didática-pedagógicas com os discentes. Nessas oficinas foram discutidos conteúdos associados diretamente ao tema proposto, como a importância histórica, ambiental, econômica e cultural das salinas da região. Finalizando-se com uma aula de campo na Salina Unidos (Macau-RN). As intervenções realizadas na escola confirmaram a subutilização da temática nas aulas de Geografia, possibilitando uma ampla discussão sobre sua inserção no currículo escolar. Verificou-se que através do tema escolhido para esse trabalho, as diversas categorias de análises espaciais podem ser estudadas de forma que haja uma interação e uma transversalidade entre os conhecimentos prévios dos alunos, firmados a partir de seu lugar de vivência, com os principais acontecimentos, fenômenos e transformações do Espaço Geográfico nas escalas regional, nacional e global, dentro dos conteúdos, habilidades e competências esperados para a  formação dos estudantes.

Presidente - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Interno - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Externo à Instituição - GLAIRTON CARDOSO ROCHA - IFPI
Notícia cadastrada em: 20/06/2017 18:14