Banca de DEFESA: ADYNAMÔR LUCENA DE MEDEIROS

DISCENTE : ADYNAMÔR LUCENA DE MEDEIROS
DATA : 29/06/2017
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação - CERES/UFRN, campus de Caicó

A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ensino de geografia. Educação ambiental. Meio ambiente.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do ensino de geografia na promoção da educação ambiental. Para isso, definimos como base de investigação as práticas e saberes dos professores que lecionam geografia nos anos finais do ensino fundamental em escolas da cidade de Caicó, Estado do Rio Grande do Norte. Estamos movidos pela convicção de que o ensino de geografia precisa corresponder aos avanços teóricos e metodológicos da educação brasileira, mediante o desafio de construir conhecimentos que favoreçam a formação do aluno e para que possa obter melhorias significativas no processo de ensino-aprendizagem. Na perspectiva de desvendar novos caminhos que se aproximem de uma proposição mais crítica e reflexiva no ensino de geografia, na promoção da educação ambiental, desvelaram-se, a partir do embasamento teórico, os saberes necessários. Desse modo, destacamos: Cotidiano; Interdisciplinaridade; Participação e Relação local/global. No âmbito dos estudos realizados, consideramos que uma nova proposta da organização curricular por temas geradores é uma dimensão a ser incorporada pelo ensino de geografia com condições de discutir em profundidade as relações éticas e solidárias, com atos mais sensíveis e criativos das nossas relações com o ambiente. Esta pesquisa utilizou como procedimento metodológico uma abordagem de natureza qualitativa realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 20 professores de geografia, em escolas que contemplam os anos finais do ensino fundamental das redes de ensino público estadual, municipal e particular, todas localizadas na cidade de Caicó-RN. Os dados analisados revelam que um número significativo dos professores reconhece a necessidade de incorporar teorias e metodologias no ensino de geografia, na promoção da educação ambiental, mas verificamos que a maioria dos docentes não exercita, por exemplo, a interdisciplinaridade na prática, bem como, observamos na fala dos mesmos que é bastante tênue a participação do aluno na sugestão de temas sobre meio ambiente que ainda assim mantém uma forte ligação com os conteúdos abordados pelo livro didático ao tratar do cotidiano e da relação local/ global, o que conduz a uma aprendizagem pouco atrativa e sem significado para o aluno.

Interno - 2085238 - JEANE MEDEIROS SILVA
Externo à Instituição - MARIA REILTA DANTAS CIRINO - UERN