Banca de DEFESA: JANE CLAUDIA CABRAL BRAGELONE

DATA : 13/06/2017
LOCAL: Natal(RN) no Auditório A, CCHLA-UFRN

GEOGRAFIA ESCOLAR: PRÁTICAS DE ENSINO DE CONCEITOS, PROCEDIMENTOS E ATITUDES

Ensino de Geografia; tipologia dos conteúdos; práticas metodológicas.

O objetivo desse trabalho é investigar como o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes está presente nas aulas de Geografia, permitindo a aproximação das construções teóricas sobre o tema às experiências de alguns professores que atuam em escolas públicas estaduais de Natal (RN), e desenvolvendo propostas metodológicas de ensino a partir dessa interação. Partimos do pressuposto de que o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais é um meio que amplia as condições para a formação de estudantes mais competentes, fato condizente com as demandas da sociedade atual, com os objetivos da educação nacional e com as proposições de ensino de Geografia presentes nos documentos oficiais. Para o desenvolvimento da proposta, a pesquisa empírica foi realizada em escolas estaduais de Natal, por meio da coleta de dados com a equipe gestora dessas escolas e professores de Geografia do Ensino Fundamental. Entre esses professores, alguns foram acompanhados durante suas práticas em sala de aula, na busca de encontrar em suas experiências possibilidades para a questão voltada ao como ensinar conteúdos geográficos. Assim sendo, o texto apresenta um breve diagnóstico que caracteriza o ensino de Geografia, compartilhando as experiências da prática dos professores e suas estratégias metodológicas, que se relacionam com o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Por fim, algumas propostas metodológicas foram sistematizadas e reelaboradas tendo como base as aulas observadas.

Presidente - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA
Interno - 1810361 - PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ