Banca de QUALIFICAÇÃO: DESIDÉRIO GARCIA SANTOS

DATA : 28/11/2016
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação do CERES

Os maiores reservatórios do Seridó Potiguar

Livro paradidático; Seridó Potiguar; grandes reservatórios.

O presente trabalho se empenha na produção do livro paradidático intitulado “Os maiores reservatórios do Seridó Potiguar”. De modo geral, o estudo objetivou elaborar um material textual (livro paradidático) voltado para os estudantes de geografia do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio que tratem sobre os maiores reservatórios artificiais do Seridó Potiguar e do município de Jucurutu, abordando sua importância no âmbito da disciplina de Geografia. De maneira específica, o  estudo teve por escopo: elaborar uma síntese histórica da construção dos maiores reservatórios do Seridó Potiguar; descrever as principais características socioambientais do Seridó Potiguar, relacionando com a construção dos reservatórios artificiais nessa região e caracterizar os maiores reservatórios artificiais e seus usos. O livro será estruturado com uma introdução, sete capítulos, um para cada reservatório em estudo, e as considerações finais. Encontram-se elaborados: a introdução e os dois primeiros capítulos. A introdução versa sobre as características geográficas do Seridó Potiguar; O primeiro e o segundo capítulo versam, respectivamente, sobre o açude Itans e o Gargalheiras. Durante a escrita dos referidos capítulos buscou-se uma linguagem mais acessível ao público alvo (alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio), transformando linguagens técnicas e acadêmicas de livros, relatórios, dissertações e outros textos em uma linguagem didática e adequada ao nível de ensino ao qual se direciona este material. O contexto atual vivido pela região semiárida brasileira, especificamente pela o Seridó norte-rio-grandense de crise no abastecimento de água devido à estiagem que assola esse espaço desde o ano de 2012 torna evidente a importância que a temática dos recursos hídricos (grandes reservatório) assumem nas vivências dos alunos, afetando diretamente o cotidiano dos mesmos, desta forma o livro que está sendo construído busca aproximar os alunos desse conteúdo geográfica vivenciado dia-a-dia pelos mesmos.

Interno - 2966354 - DIÓGENES FÉLIX DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - GLAIRTON CARDOSO ROCHA - IFPI