Banca de DEFESA: LUANA FERNANDES DOS SANTOS

LOCAL: Sala de videoconferência do Google: meet.google.com/amp-ruwz-wmy

DATAVIEW: Ferramenta de Análise de Dados e os seus Impactos na Educação 4.0

Educação 4.0, Mineração de dados educacionais. Ciência de Dados

O objetivo deste trabalho consiste em uma especificação de uma ferramenta de análise de dados, transformando-os em informações relevantes para o processo de ensino e aprendizagem, através da utilização da Mineração de Dados Educacionais (MDE). Visando a personalização do contexto educacional e a oferta de conhecimento para tomada de decisões pedagógicas de forma estratégica, contribuindo com a educação 4.0. Para isso, iniciou-se o processo de ideação da plataforma, sendo realizado com base na revisão da literatura e reuniões com professores. Em seguida, deu-se início ao processo de levantamento dos requisitos, sendo materializados através da prototipagem e início da implementação da solução. Durante todo o processo foi utilizado o método Cross-Industry Standard Process of Data Mining (CRISP-DM). Os resultados evidenciaram que a ferramenta proposta pode contribuir com a educaçao 4.0. Através de MDE é possível identificar os perfis e predizer o desempenho dos alunos, com uma boa confiabilidade, antes da aplicação da avaliação da primeira unidade. Além disso, através da plataforma será possível disponibilizar conhecimentos de acordo com o objetivo dos diferentes atores educacionais, permitir otimização do tempo dos docentes e auxiliar no método de avaliação, principalmente se for contínua. Com isso será possível criar melhorias nas práticas educacionais que incentivem ao aprendizado, motivação e retenção dos alunos nas disciplinas.

Presidente - 1943220 - ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 3193556 - IGOR ROSBERG DE MEDEIROS SILVA
Externo à Instituição - HANSENCLEVER DE FRANÇA BASSANI - UFPE