Banca de DEFESA: VANESSA PAIVA PESSOA

DISCENTE : VANESSA PAIVA PESSOA
DATA : 30/08/2021
LOCAL: Sala de videoconferência do Google: meet.google.com/tgi-tipu-jcz

INOVENOW - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO PARA DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Metodologia; Educação Empreendedora; Startup; Empreendedorismo; Inovenow.

Nos últimos anos, instituições públicas de diversas esferas governamentais passaram a investir recursos em fomento ao empreendedorismo inovador. No geral, essas instituições promovem iniciativas educacionais para ajudar empreendedores a desenvolverem startups e empresas inovadoras. Nesse contexto, observou-se uma crescente demanda por metodologias e soluções práticas voltadas à educação empreendedora, pois as instituições de fomento, normalmente, contratavam empresas especializadas ou fundações para executar os projetos. Diante desse cenário, esta pesquisa científica-empreendedora buscou analisar e validar a oportunidade de criação de um negócio dedicado ao atendimento de empreendedores iniciantes interessados em desenvolver startups, porém com uma abordagem comercial, voltada à venda de projetos para entidades como Sebrae, secretarias governamentais (estaduais e municipais), universidades, parques tecnológicos e incubadoras. A metodologia Customer Development foi aplicada para nortear o processo de validação e criação do negócio, que resultou na constituição da Inovenow, uma empresa especializada no desenvolvimento e execução de metodologias para disseminação de conhecimento prático sobre empreendedorismo e inovação tecnológica. Os resultados alcançados pela Inovenow nesses primeiros 2 anos de atuação no mercado (2019 e 2020) foram muito positivos, o atendimento de 21 contratos com diferentes instituições demonstraram a viabilidade do negócio. Os projetos executados capacitaram diretamente cerca de 440 startups, somando mais de 3.950 pessoas impactadas, entre jovens, estudantes, profissionais, empreendedores e empresários que participaram de programas de pré-aceleração, mentorias e eventos.

Presidente - 140.133.498-92 - CRISTIANO ALVES DA SILVA - UFSC
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Externo à Instituição - ABRAÃO FREIRES SARAIVA JÚNIOR - UFC