Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍGIA MORAES BENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÍGIA MORAES BENTO
DATA : 29/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de videoconferência https://meet.google.com/vtf-aakt-uwu
TÍTULO:

Análise de requisitos de Jogo Sério para ensino de Operantes Verbais para Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce de base computacional, domiciliar, mediada por pais para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce, Análise do Comportamento, Transtorno do Espectro Autista, Jogos Sérios.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Metanálises apontam a Intervenção Comportamental Intensiva Precoce (EIBI) uma modalidade de tratamento pertencente a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), como tratamento eficaz para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a curto e longo prazo. Esta intervenção pode ser custosa às famílias, aos planos de saúde e ao Estado devido a carga horária necessária a sua implementação por uma equipe especializada. Estudos também apontam a eficácia desta intervenção quando mediada por pais e no ambiente domiciliar. Além disso, recursos tecnológicos começam a ser amplamente desenvolvidos para dar suporte a tratamentos de diversos transtornos aumentando a cada ano o número de usuários e o mercado de Jogos Sérios e Jogos para a Saúde. O objetivo deste trabalho é criação de Jogo Sério para ensino dos Operantes Verbais a partir da estratégia de Treino de Tentativas Discretas para complementar ou suplementar a EIBI domiciliar e mediada por pais visando a popularização do atendimento a população diagnosticada com TEA, inclusão dos familiares no processo terapêutico e diminuição de custos de tratamento. Para tanto é apresentado o estado da arte da ABA para tratamento de pessoas no Espectro Autista com ênfase na identificação de tecnologia assistiva e recursos tecnológicos diversos e levantamento dos requisitos para desenvolvimento do jogo para ensino de Operantes Verbais assim como análise de softwares semelhantes presentes no mercado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI
Externa à Instituição - AIDA TERESA DOS SANTOS BRITO - UFPI
Externa à Instituição - KEROLAYNE PAIVA SOARES - UFPI
Notícia cadastrada em: 21/03/2021 21:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao