Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANAEL DE FREITAS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATANAEL DE FREITAS NETO
DATA : 29/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sedis
TÍTULO:

Uso de Esquemas de assinaturas digitais como um método técnico para autenticidade e não-repúdio em emissão de laudos médicos remotos em um ambiente PACS.


PALAVRAS-CHAVES:

assinatura digital, dicom, laudo  médico, pacs, sistema de arquivamento e comunicação de imagens


PÁGINAS: 27
RESUMO:

Os documentos em papel estão sendo substituídos em diferentes áreas todos os dias e, para qualquer atividade que exija autenticidade, essas novas formas digitais precisam assegurar as mesmas garantias que o documento físico, isto é, autoria, autenticidade, evidências cronológicas e integridade. Neste trabalho é analisada uma viável utilização das tecnologias disponíveis a fim de solucionar o evidenciado problema. Em laudos médicos para exames de imagem, o uso de um Sistema de Comunicações de Arquivo de Imagem (PACS) permite que os laudos médicos sejam emitidos de forma remota, mas, por si só, não garantem nenhuma medida de segurança para não-repúdio. Os resultados apresentados neste trabalho foram obtidos a partir de uma Revisão Integrativa de Literatura e evidenciam que o modelo de assinaturas digitais, baseados em criptografia assimétrica, ajuda a resolver esta dificuldade, a partir da implementação de uma solução que não altere o ambiente DICOM/PACS já instalado e possibilite uma verificação do emissor facilmente, sem a possibilidade de repúdio, dentro da legislação local.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Externo ao Programa - 010.655.474-39 - JOAO PAULO QUEIROZ DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Externo ao Programa - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Notícia cadastrada em: 22/08/2018 14:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao