Banca de DEFESA: CHIARA RAIOL PAULA

DISCENTE : CHIARA RAIOL PAULA
DATA : 27/12/2023
LOCAL: videoconferência

PERFIL COMPORTAMENTAL E DESEMPENHO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DISC.

DESEMPENHO ACADÊMICO. CIÊNCIAS CONTÁBEIS. PERFIL COMPORTAMENTAL. DISC.

Este estudo visa explorar a relação entre o perfil comportamental, baseado na teoria DISC, e o desempenho acadêmico em alunos de ciências contábeis. A teoria DISC classifica perfis comportamentais em quatro categorias principais: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Focando na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a pesquisa incluiu 352 estudantes de graduação em ciências contábeis, selecionados através de uma amostra não-probabilística do tipo acidental. Utilizou-se o teste psicométrico de Johnson (2018) para identificar os perfis comportamentais DISC dos participantes. A análise dos dados foi realizada usando estatística descritiva e regressão linear múltipla. Observou-se uma associação positiva entre os perfis de Estabilidade e Conformidade com o desempenho acadêmico dos alunos. Contudo, uma adesão excessiva às características de Estabilidade pode ser prejudicial, sugerindo a necessidade de equilíbrio entre os diferentes perfis para um desempenho acadêmico eficaz. Além disso, os resultados indicam uma influência significativa de fatores demográficos, com estudantes do sexo feminino e mais velhos apresentando, em geral, desempenho superior. Estes achados sugerem que a compreensão dos perfis comportamentais DISC pode ser uma ferramenta valiosa na compreensão e no aprimoramento das estratégias de ensino e aprendizagem em ciências contábeis. É importante destacar que o estudo se limita ao contexto da UFRN, potencialmente afetando a generalização dos resultados, a ausência de variáveis institucionais, docentes e socioeconômico e a sensibilidade do teste DISC a questões culturais. Assim, sugere-se para pesquisas futuras buscar uma amostra mais representativa e considerar diferentes contextos acadêmicos para validar e expandir os achados deste estudo. Adicionalmente, seria proveitoso explorar como intervenções baseadas no perfil DISC podem ser implementadas de forma prática no ambiente educacional.

Presidente - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA
Interna - 2550145 - EDZANA ROBERTA FERREIRA DA CUNHA VIEIRA LUCENA