Banca de DEFESA: JORGE ASSEF LUTIF JUNIOR

DISCENTE : JORGE ASSEF LUTIF JUNIOR
DATA : 04/12/2023
LOCAL: videoconferência

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO RELACIONADO AO APRENDIZADO. UMA ESTUDO COMPARATIVO DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOS ESTADOS DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE

Educação Contábil. Tecnologias Digitais. Tecnologia da Informação e Comunicação. Educação Tecnológica

A pandemia de COVID-19, que começou em 2020, provocou mudanças significativas na educação, levando à adoção em larga escala do ensino seja em modalidade presencial ou remoto e à integração de novas tecnologias
educacionais nas salas de aula (UNESCO, 2020). Este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Uma amostra representativa de 122 questionários preenchidos por estudantes de Ciências Contábeis dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte em diversas instituições foi analisada quantitativamente. Os resultados indicam que os estudantes, têm uma percepção positiva em relação ao uso das TDICs no ensino. Os estudantes de ciências contábeis destas regiões acreditam que as TDICs têm o potencial de tornar as aulas mais interessantes e envolventes, estimular a participação ativa dos alunos, contribuir para o progresso no aprendizado, ampliar as possibilidades de aprendizagem, promover a colaboração e a interação entre os estudantes, proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado e oferecer meios para expressar a criatividade e explorar novas ideias. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas nas percepções dos alunos em relação ao uso das TDICs quando se consideraram variáveis sociais e econômicas, como a instituição de ensino (pública ou privada), o período do curso e a idade dos estudantes. Portanto, as percepções positivas em relação às TDICs foram consistentes entre os diferentes grupos. Este estudo tem implicações importantes para a prática educacional. No entanto, é importante ressaltar que as TDICs não são uma panaceia para os problemas da educação. Elas são apenas uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e até mesmo os docentes devem ser cautelosos ao usar as TDICs e garantir que elas sejam usadas de forma eficaz e apropriada.

Presidente - 1149391 - ANAILSON MARCIO GOMES
Externa à Instituição - DENISE MARIA MOREIRA CHAGAS CORRÊA - UFC