Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA JOYCE DOS SANTOS NASCIMENTO

DISCENTE : MARIANA JOYCE DOS SANTOS NASCIMENTO
DATA : 19/10/2023
LOCAL: Banca de Qualificação - Mariana Joyce Quinta-feira, 19 de outubro · 14:00 até 16:00 Fuso horário: A

COVID-19 E MEDIDAS DE RESTRIÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE O CONSERVADORISMO CONTÁBIL

CAPÍTULO 1: Qualidade da Informação. Conservadorismo Contábil. Crise Econômica. Pandemia. COVID-19.

CAPÍTULO 2: Conservadorismo Contábil. Pandemia. COVID-19. Medidas de Restrições. OxCGRT.

CAPÍTULO 1: Embora existam estudos relacionados ao conservadorismo em períodos de crise econômica, todos os estudos se concentram em dados de países desenvolvidos, ou seja, há uma escassez de estudos que façam essa pesquisa nos países emergentes, como os da América Latina. O objetivo deste estudo é identificar o comportamento do conservadorismo nas empresas da América Latina (AL) antes e durante a crise econômica decorrente da pandemia da COVID-19. Para isso, houve um recorte dos países que possuem as maiores e principais Bolsas de Valores da AL, que foram: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. O período adotado foi de 2014 a 2019 (antes da crise) e de 2020 a 2021 (durante a crise), e utilizou-se a plataforma Thomson Reuters Eikon®, pela qual obteve-se uma amostra de 492 empresas e 2.573 observações. O modelo utilizado para a mensuração do conservadorismo foi o de Ball e Shivakumar (2005), através da regressão de dados em painel. Com base nos resultados preliminares, infere-se que empresas da América Latina foram mais conservadoras no período da crise econômica ocasionada pela Pandemia da COVID-19.

CAPÍTULO 2: O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre as medidas de combate à COVID-19 adotadas pelos países da América Latina e o nível de conservadorismo das companhias listadas em suas bolsas de valores durante a desaceleração do mercado. Para isso, será feita uma análise nas companhias abertas dos países que possuem as principais bolsas da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru), no período de 2020 a 2021. Primeiramente, pretende-se calcular as medidas de restrições adotadas por cada país, buscando categorizá-los em grupos com diferentes níveis de restrição, com base nas medidas implementadas por cada um deles. Os dados para essa análise foram obtidos a partir do Oxford COVID-19 Government Response Tracker (OxCGRT), desenvolvido pela Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford. Em seguida, proceder-se-á à análise do grau de conservadorismo presente em cada um desses grupos, utilizando o modelo proposto por Ball e Shivakumar (2005) através de regressão de dados em painel. Por fim, a variável que quantifica as medidas de restrições adotadas por cada grupo será incorporada como parte integrante desse processo de análise.

Presidente - 2814007 - RENATO HENRIQUE GURGEL MOTA
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL