Banca de DEFESA: MAÍRA LOUISE FERNANDES ALVES

DISCENTE : MAÍRA LOUISE FERNANDES ALVES
DATA : 23/08/2023

QUALIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA.

Gasto Público. Saúde. Educação. Revisão Sistemática de Literatura.

O gasto público é considerado um dos principais meios de atuação do governo e relaciona-se com os valores utilizados para custear os serviços prestados à sociedade. É através dele que a gestão manifesta seus objetivos e prioridades. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar o estado da arte da produção científica nacional e internacional sobre a qualidade dos gastos públicos nas áreas da saúde e educação. Justifica-se a escolha desses campos específicos por requerer atenção especial dos gestores na alocação dos recursos, possuírem fundos nacionais, estaduais e municipais para repasse de recursos financeiros e também construções orçamentárias marcadas por algumas especificidades por partilharem recursos de maneira federativa. Como percurso metodológico, adotou-se a revisão sistemática da literatura, uma forma de pesquisa que utiliza a literatura como fonte de dados, permitindo analisar recursos, temas, hipóteses, problemas utilizados anteriormente. O processo iniciou-se através da elaboração do protocolo de revisão, base de dados escolhida para prosseguimento da pesquisa foi a Scopus, pela sua abrangência e controle de qualidade; foram utilizadas palavras-chave primárias e secundárias, conforme andamento do estudo e necessidade de filtros de pesquisa. Como resultados, foi constatada a carência da utilização de perspectivas teóricas como forma de embasamento dos estudos analisados, tanto na área da educação como da saúde, como também ausência de agendas de pesquisas futuras. Porém, os resultados constam junção de diversos estudos que podem servir como base e orientação para futuras abordagens, contribuindo para pesquisadores da área e sugestões acerca desta temática.

Externa ao Programa - 3277226 - MAYARA BEZERRA BARBOSA - nullPresidente - 1149632 - VICTOR BRANCO DE HOLANDA
Externo à Instituição - YURI GOMES PAIVA AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 12:03