Banca de DEFESA: IVANA CRISTINA FAUSTINO CÂMARA

DISCENTE : IVANA CRISTINA FAUSTINO CÂMARA
DATA : 20/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/jvg-impd-mkm

AUDITORIA NAS CONCESSIONÁRIAS DE UTILIDADE PÚBLICA: ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO DOS PRINCIPAIS ASSUNTOS DO RELATÓRIO DO AUDITOR INDEPENDENTE

Palavras-chave: Auditoria Independente. Novo Relatório do Auditor Independente. Principais Assuntos de Auditoria. PAAs.

Considerando a relevância da execução da Auditoria e das iniciativas que contribuíram para tornar a divulgação da sua prática mais informativa, o Novo Relatório do Auditor Independente (NRA) incluiu em sua estrutura a divulgação de informações relevantes, como a comunicação dos Principais Assuntos de Auditoria (PAAs). Nesse sentido, a presente pesquisa buscou investigar os PAAs reportados para as concessionárias brasileiras dos serviços de águas e esgotos, energia elétrica e gás natural, além das respectivas correspondências entre as opiniões emitidas e os serviços prestados por estas concessionárias e a envergadura da empresa de auditoria envolvida. Realizou-se, portanto, uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, descritiva e documental no contexto da Auditoria Independente das organizações concessionárias de serviços de utilidade pública. Com auxílio da linguagem de programação Phyton, foram analisados os relatórios divulgados entre o período de 2016 a 2021, de 168 concessionárias, totalizando 888 Relatórios do Auditor Independente, dos quais 245 reportados para as concessionárias de água e esgoto; 543 para energia elétrica; e 100 para gás natural. Através da análise de conteúdo, foram identificados os PAAs comunicados com maior frequência pelos auditores, constatando que os aspectos relacionados aos ativos de concessão, reconhecimento de receita e provisão para contingências são os conteúdos mais reportados nessa seção do relatório. Foi identificado também, que desde o início da aplicação do NRA, a cada ano a quantidade de conteúdos considerados PAAs foi reduzida, de modo que ao longo da pesquisa foram analisados 1212 principais assuntos de auditoria. Para investigar a associação dos tipos de opiniões - sem ressalva, com ressalva, negativa de opinião ou abstenção de opinião - com os serviços concessionários e a reputação da empresa de auditoria, foi realizada análise de correspondência, por meio da qual foi identificada associação estatística entre a opinião não modificada e os relatórios emitidos por organizações Big Four, além de constatar que o setor de utilidade pública de energia elétrica tende a ter mais pareceres não modificados, em relação aos serviços de água e esgoto e gás natural. A partir dos métodos utilizados e dos resultados encontrados, a pesquisa contribuiu para o avanço do estudo acerca das mudanças no Relatório do Auditor Independente, além de apresentar um panorama da sua aplicação no âmbito das concessionárias de monopólios naturais. Torna-se distinto o presente estudo pelos achados compreenderem período de seis anos de aplicação das mudanças normativas, além de apresentar aspectos ainda não investigados relativos não apenas ao setor analisado, mas também à comparação entre as características organizacionais e os tipos de Relatórios do Auditor Independente.

Presidente - 3220688 - ALEXANDRO BARBOSA
Externo ao Programa - 2859760 - JOSE EMERSON FIRMINO - nullExterno à Instituição - ROBERTO SERGIO DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 10/07/2023 09:54