ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO MAPA CONCEITUAL NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
MAPA CONCEITUAL. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. EDUCAÇÃO CONTÁBIL.
O presente estudo tem por objetivo geral analisar a percepção docente sobre a utilização do Mapa Conceitual no processo de aprendizagem nos cursos de contabilidade. Para alcançar os objetivos propostos, adotar-se-á uma metodologia de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos, classifica-se como levantamento (survey). Para a obtenção dos dados, pretende-se aplicar um questionário com os docentes de Ciências Contábeis o Estado do Rio Grande do Norte. Em relação a estrutura do questionário, abordar-se-á aspectos do perfil sociodemográfico dos respondentes, qualificação docente e perguntas sobre o conhecimento e aplicação do mapa conceitual. Para verificar a clareza e precisão do instrumento de coleta de dados, foi realizado juntos aos docentes de contabilidade e outras áreas um pré-teste do questionário, em que os respondentes tiveram acesso via link do questionário eletrônico entre 23 de julho de 2021 e 03 de agosto de 2021. Na análise de dados, as respostas fechadas serão tabuladas e passarão por análise descritiva, enquanto as respostas das questões abertas passarão por análise de conteúdo.