Banca de QUALIFICAÇÃO: CÁSSIA MARCELLE DIAS PINHO

DISCENTE : CÁSSIA MARCELLE DIAS PINHO
DATA : 21/09/2021
LOCAL: meet.google.com/jem-erod-aue

GOVERNANÇA COOPERATIVA: ADESÃO AS BOAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS DA AGRICULTURA
FAMILIAR E SOLIDÁRIA.

Governança Cooperativa, Percepção, Agricultura Familiar e Solidária.

Esta dissertação tem por objetivo identificar e analisar comparativamente através da percepção dos gestores/cooperados os possíveis mecanismos de governança cooperativa adotadas nas cooperativas da agricultura familiar e solidária nos Estados do Rio Grande do Norte e Pará, e tem por objetivos específicos identificar os mecanismos de boas práticas de Governança Cooperativa recomendadas pela Organização de Cooperativas do Brasil (OCB) e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), além de identificar as convergências e divergências dos mecanismos adotadas entre as cooperativas e ordenar os mecanismos mais desenvolvidas entre elas. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um formulário semiestruturado com questões abertas e fechadas envolvendo questões referente aos mecanismos de melhores práticas de governança elaborados pela OCB e pelo IBGC. Para a análise das respostas, o tratamento utilizado foi a análise de conteúdo. Quantos aos resultados preliminares, foi possível identificar que mesmo sendo cooperativas consideradas de pequeno porte, ainda assim, foram encontrados diversos pontos de aderência aos itens de mecanismo da governança nas cooperativas dos dois Estados, como nas categorias de análise relacionadas aos Cooperados e Assembleia Geral, Órgão de Administração, Órgão de Fiscalização e Compliance e Ouvidoria e Relacionamento da Cooperativa com o Cooperado, no entanto, a categoria analisada Organismos de Assessoramento e Auditória não foi identificada nenhum mecanismo utilizado nas cooperativas analisadas. Quanto a originalidade desta dissertação, não foram encontrados outros estudos que tivessem como foco a governança cooperativa em cooperativas da agricultura familiar e solidária nesses Estados. Quanto a relevância, destaca-se a representatividade econômica e social das cooperativas da agricultura familiar e solidária, estas possuem um expressivo papel no processo de geração de empregos e de abastecimento das feiras livres, mercados e supermercados.

Presidente - 1149391 - ANAILSON MARCIO GOMES
Externo à Instituição - EDUARDO TADEU VIEIRA - UnB