Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLINDO MENEZES DA COSTA NETO

DISCENTE : ARLINDO MENEZES DA COSTA NETO
DATA : 21/12/2020
LOCAL: Videoconferência

O peso da publicação de Risco dos bancos brasileiros.

Instrumentos Financeiros; IFRS 7; Value-relevance; Publicação de risco.

Este trabalho tem como objetivo estudar a relevância da informação contábil, value relevance, das empresas, do setor bancário, listadas na Bolsa de Mercados Brasileira, B3. A delimitação do estudo pela escolha do grupo a ser estudado se deu pelo entendimento que os Bancos devem ser as instituições com maior concentração de instrumentos financeiros, levando, portanto, à maior sujeição natural aos riscos inerentes à publicação de informações relativas a tais instrumentos. A amostra do estudo se trata das empresas do segmento financeiro, bancos, resultando 24 empresas, durante o período de 2014 a 2019. O estudo foi realizado utilizando o índice elaborado sobre o trabalho de Thai e Birt (2019), modificado, no presente trabalho, para ser usado com base no CPC40, Instrumentos Financeiros: Evidenciação, interpretação brasileira do International Financial Reporting Standards, IFRS, 7, a fim de determinar a aderência das empresas com o determinado no texto regulatório, enquanto que foi utilizado o modelo modificado de Ohlson (1995) para mensuração de como o mercado lida com informações contábeis.

Presidente - 2241320 - ATELMO FERREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 3220688 - ALEXANDRO BARBOSA
Externa à Instituição - ALINE MOURA COSTA DA SILVA - UFF
Notícia cadastrada em: 19/12/2020 14:48