Banca de DEFESA: JOHN PABLO CANDIDO DANTAS SILVA

DATA : 21/07/2020
LOCAL: Videoconferência

O VALUE RELEVANCE DOS NON-GAAP EARNINGS E DAS IFRS’S

Ativos Intangíveis. Non-GAAP earnings. Value relevance. EBITDA.

Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o value relevance relativo e incremental da medida alternativa non-GAAP earning EBITDA em comparação às divulgações GAAP earning (lucro líquido) e o value relevance da adoção das IFRS’s, das empresas listadas na [B]³ - Brasil, Bolsa, Balcão, no período de 2005 a 2018. Escolheu-se a métrica EBITDA, calculada conforme a Instrução CVM 527/2012, pela ocasião de ter sido a medida non-GAAP mais divulgada pelas empresas brasileiras (KPMG, 2016), o que possibilitou a análise econométrica. Os dados da pesquisa foram coletados através da base de dados Bloomberg® e das demonstrações financeiras padronizadas disponíveis no site da CVM e das empresas. A variável EBITDA foi coletada nos press releases divulgados e arquivados no site de Relações com Investidores. Foram excluídas do estudo as companhias que compõem o setor financeiro e as empresas que não apresentaram as variáveis necessárias para a análise. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizado o método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) em painel com efeitos fixos. Com base nos resultados encontrados, verifica-se que em relação ao value relevance relativo, o EBITDA mostrou-se value relevant apenas quando o preço das ações três meses após os balanços anuais era a variável dependente. No entanto, quando analisado individualmente em relação ao lucro líquido, as medidas non-GAAP não puderam ser consideradas mais value relevants que as medidas GAAP, evidenciando que o mercado prefere avaliar o preço das ações com base nos lucros líquidos elaborados de acordo com os princípios contábeis em detrimento às métricas não padronizadas. A partir de uma análise de robustez de value relevance incremental, foi ratificada nos achados a não relevância do EBITDA, tão pouco frente o lucro líquido. Por fim, a partir dos resultados mensurados, conclui-se que as medidas GAAP são mais relevantes que as medidas non-GAAP para a amostra analisada. Esta pesquisa, além de contribuir com a discussão na literatura nacional, auxilia os diversos usuários que buscam avaliar os preços das ações. Ademais, o estudo subsidia órgãos reguladores e normativos fornecendo evidências, no âmbito nacional, em relação a capacidade informacional de tais medidas de desempenho das empresas.

Interno - 1561014 - ADILSON DE LIMA TAVARES
Presidente - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA
Externo à Instituição - GERLANDO AUGUSTO SAMPAIO FRANCO DE LIMA - USP
Notícia cadastrada em: 09/07/2020 18:34