Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO CÉSAR DE OLIVEIRA QUIRINO

DISCENTE : MÁRCIO CÉSAR DE OLIVEIRA QUIRINO
DATA : 11/10/2018
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

Teoria da Autodeterminação: um estudo com alunos de contabilidade das IES do Estado do Rio Grande do Norte

Motivação; Ensino superior; Teoria da autodeterminação.

A motivação humana e seus fatores influenciadores constitui-se um dos campos de estudo da Psicologia. A motivação tem as suas raízes derivadas de quatro vertentes diferentes: behaviorista, cognitivista. Humanista e psicanalítica. Permitindo ser influenciada por mais de um movimento (PENNA, 2001). Neste sentido, o projeto de pesquisa tem como objetivo analisar associação entre as variáveis de caracterização dos alunos e as dimensões de motivação acadêmica dos estudantes de Ciências Contábeis a luz da teoria da autodeterminação. Esse estudo justifica-se, pois coloca uma lente de aumento sobre a problemática dos estudos da motivação, ao realizar uma pesquisa com alunos de instituições de ensino superior pública e privadas, bem como, a possibilidade de aperfeiçoamento do curso e dos métodos aplicados na formação desse futuro profissional. A população do estudo será composta pelos alunos de IES públicas e privadas do Estado do Rio Grande do Norte. Para coleta de dados será aplicado dois questionários simultaneamente, um dedicado à caracterização dos discentes, e outro a Escala de Motivação Acadêmica (EMA) proposta por Guimarães e Bzuneck (2008) e Sobral, (2013). O instrumento é composto de 29 itens, contemplando os constructos do continuum de autodeterminação.

Presidente - 1149563 - ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 2374828 - JOANA DARC MEDEIROS MARTINS