Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANNE RAQUEL AXIOLE DE SOUZA CÂMARA

DISCENTE : ARIANNE RAQUEL AXIOLE DE SOUZA CÂMARA
DATA : 21/09/2017
LOCAL: NEPSA II

DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO E LEALDADE DOS DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL: Um Estudo a partir da Perspectiva do European Satisfaction Customer Index (ECSI).

Satisfação Discente; Lealdade Discente; Modelo Europeu de Satisfação.

O presente projeto de pesquisa possui o objetivo de analisar os determinantes da satisfação e lealdade dos discentes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis a nível nacional através das variáveis propostas pelo European Satisfaction Customer Index (ESCI). Analisar os fatores que preconizam a satisfação e lealdade dos discentes em relação ao seu curso é substancial para as instituições e programas que prestam serviços educacionais, uma vez que essa análise proporciona uma reflexão acerca das expectativas e necessidades dos seus alunos, a atuação do corpo docente, do ambiente de estudos, e da equipe de apoio de forma geral, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento da qualidade do serviço que fornecem.     A sustentação teórica dessa pesquisa está fundamentada nos conteúdos necessários para a compreensão do objetivo da pesquisa, no qual são discutidos o parecer de diversos autores acerca da satisfação e lealdade discente no ensino superior, os antecedentes que predizem a satisfação de acordo com a literatura, os modelos nacionais criados para mensurar a satisfação, bem como os dados e informações sobre cenário da pós-graduação brasileira, com foco para os cursos em ciências contábeis. Quanto aos aspectos metodológicos esta pesquisa se configura como uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, e no que se refere aos procedimentos de coleta de dados, que terá amplitude nacional, utilizará o survey que será aplicado aos alunos matriculados nos 42 cursos de pós-graduação stricto sensu em funcionamento, que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).A análise dos dados obtidos será realizada através da Modelagem de Equações Estruturais, técnica de análise multivariada escolhida por se apresentar adequada para a verificação das relações causais entre as variáveis latentes e observáveis do modelo, e por conduzir uma abordagem confirmatória para análise do modelo teórico que será testado nessa pesquisa, o European Customer Satisfaction Index (ECSI). Os resultados esperados com a realização dessa pesquisa é que o material resultante dos achados seja analisado pela coordenação dos programas, o instrumento seja validado e incorporados ao ERP das Instituições de Ensino Superior e realizados de forma recorrente, e contribua para a melhoria da qualidade e continuidade dos cursos. Esse projeto de dissertação foi estruturado em cinco seções: introdução, revisão da literatura, procedimentos metodológicos, resultados esperados e o cronograma de execução do estudo.

Presidente - 1673813 - CLAYTON LEVY LIMA DE MELO
Interno - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA