Banca de DEFESA: TAHIANA MARTINS FREIRE

DISCENTE : TAHIANA MARTINS FREIRE
DATA : 13/03/2017
LOCAL: SALA A1 - SETOR V/UFRN

Problem Based Learning no Ensino de Controladoria Empresarial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Problem Based Learning; Contabilidade; Controladoria; Competências.

O método de ensino tradicional, em que o aluno é um agente passivo no processo de aprendizagem, torna-se defasado diante do campo de atuação profissional cada vez mais exigente, e da geração Y, que possui diferenças quanto ao modo de enxergar o trabalho e as relações sociais. Sendo assim, as IES precisam estar preparadas para a formação de tais profissionais que possuem características distintas das gerações anteriores. As metodologias de ensino ativas, como o Problem Based Learning (PBL), vêm auxiliar nesse processo de capacitação dessa geração, pois um dos seus propósitos é auxiliar o aluno na construção do seu próprio aprendizado, tornando-o mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a aplicação do método Problem Based Learning e o desenvolvimento das competências dos discentes através da aplicação dessa metodologia no componente de Controladoria Empresarial. A pesquisa foi realizada com 24 alunos do Curso de Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2016, em que a primeira e segunda unidade foram lecionadas pelo método de ensino tradicional, e a terceira unidade foi lecionada pelo método PBL. A técnica utilizada no estudo foi um quase-experimento, caracterizando-se ainda como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados aos discentes e pela observação participante. A análise de dados ocorreu por meio das planilhas eletrônicas do Microsoft Excel® e por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que as competências necessárias ao controller foram bem desenvolvidas com a aplicação do PBL. Dos discentes que participaram da pesquisa: 45% se autoavaliam melhores do que os seus colegas de grupo com relação ao desenvolvimento de competências; 91,30 % afirmam que investiram mais tempo em pesquisa; 95,65% acreditam que aprendem mais por meio do PBL, por ele possibilitar a construção do próprio conhecimento; 100% afirmam que esta é uma boa metodologia, visto que ela aproxima o indivíduo da realidade; 69,57% consideram o PBL melhor do que o método tradicional de ensino; e 86,96% acreditam que o PBL deveria ser utilizado em outras disciplinas do curso de Contabilidade. Apesar de 78,26% dos alunos afirmarem que não encontram dificuldades com o desenvolvimento do PBL, observou-se algumas dificuldades com a elaboração dos problemas, hipóteses, questões de pesquisa, relatório, e com a administração do tempo e execução dos papéis de cada discente. Percebe-se que a aplicação do PBL é um desafio tanto para discentes quanto para docentes, que precisam planejar de maneira cuidadosa cada passo no desenvolvimento da metodologia.

Presidente - 1149563 - ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA