DETERMINANTES DOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA: UM ESTUDO NAS COMPANHIAS DA BM&FBOVESPA
Honorários de auditoria; Qualidade de auditoria; Gerenciamento de resultados.
Durante a última década no Brasil, os trabalhos sobre os honorários de auditoria ganharam relevância a partir da divulgação dos montantes pagos aos auditores independentes. Nesse contexto, a discussão sobre a remuneração dos auditores, a concentração do mercado e a qualidade atribuída àquelas denominadas Big Four tem ganhado destaque, principalmente por ser um tema que precisa ser melhor explorado. A partir da realidade encontrada a presente pesquisa busca contribuir com a literatura contábil, legisladores e o mercado de modo geral ao analisar quais os determinantes dos honorários de auditorias independentes nas empresas do mercado de capitais brasileiro. A pesquisa de caráter predominantemente quantitativo, busca verificar o comportamento dos honorários de auditoria no Brasil a partir de uma amostra de 357 empresas durante os anos de 2012 a 2015, totalizando 1.428 observações agrupadas em um painel. Com o intuito de atingir os objetivos da pesquisa, a pesquisa contempla um modelo de regressão múltipla tendo como variável dependente os honorários de auditoria e busca captar o efeito da qualidade da auditoria a partir do gerenciamento de resultados.