Banca de QUALIFICAÇÃO: TAHIANA MARTINS FREIRE

DISCENTE : TAHIANA MARTINS FREIRE
DATA : 23/08/2016
LOCAL: SALA A1 - SETOR V/UFRN

Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Controladoria Empresarial em uma Universidade Publica no Rio Grande do Norte.

Problem based learning; Ciências Contábeis; Controladoria empresarial; Competências.

As grandes mudanças que ocorrem na sociedade trazem desafios para a educação que precisa estar preparada para formar profissionais que atendam às necessidades do mercado de trabalho. Para se adaptar a essas mudanças as instituições de ensino superior têm adotado metodologias de ensino ativas em que o centro do processo de ensino-aprendizagem é o aluno. Uma metodologia ativa que vem sendo utilizada no Curso de Ciências Contábeis é o Problem-Based learning (PBL) que contribui para o desenvolvimento profissional dos futuros contabilistas. Diante disto, esta pesquisa objetiva avaliar as implicações da aplicação do método Problem-Based Learning e o desenvolvimento de competências dos discentes na componente curricular Controladoria Empresarial. Este estudo é descritivo, caracterizando-se como ex-post-facto, tendo abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados realizou-se através da observação participante, análise documental e de questionários aplicados aos discentes. A análise de dados qualitativos acontecerá pela Análise de Conteúdo, e a análise de dados quantitativos se dará pela Análise Fatorial e Análise de Correspondência Múltipla (HOMALS).

Presidente - 1149563 - ANEIDE OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA