Banca de DEFESA: DALVANIRA SOUSA DE MELO

DATA : 29/02/2024
LOCAL: REMOTA

O ENSINO DE TEATRO NA INTERFACE COM A LITERATURA DE CORDEL

Teatro. Literatura de Cordel. Práticas de Leitura, Formação de Leitores. Metodologia de Ensino de Teatro.

Este artigo investiga uma prática educativa teatral em sala de aula em interface com a literatura de cordel, realizada na Escola Cívica Militar João XXIII, Natal/RN nas turmas do 9º anos A e B, turno matutino do ensino fundamental II. A Escola, situada no bairro do Alecrim, possui boa estrutura física, a maioria dos alunos são do próprio bairro e os demais de todos os bairros de Natal, inclusive, municípios vizinhos, como: Extremoz e São Gonçalo do Amarante. As famílias são de baixa renda. O teatro e a literatura de cordel são temáticas artísticas oriundas de um contexto criativo específico e também cultural. O objetivo do trabalho é análise de experiência em sala de aula do 9º ano “A e B”, utilizando o teatro numa perspectiva interdisciplinar com a literatura de cordel. A proposta metodológica situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa, especificamente, um estudo de caso, a partir do teatro e dos folhetos de cordéis, no intuito de valorizar o teatro e a literatura de cordel inserindo-a como meio de ensino na escola. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram os registros dessa experiência de ensino (relato de experiência), a partir de um roteiro investigativo descrevendo as estapas: leitura de folhetos de cordel, jogos e exercícios teatrais na perspectiva da montagem de uma peça teatral. Como fundamentação teórica utilizamos Koudela (1998), Abreu (1999), Freire (1989), Ayala (2003), Boal (2001) e Ana Mae (2003). Diante dessa intervenção escolar, entendemos que o teatro e a literatura de cordel, devem ocupar um espaço relevante no ambiente escolar, com as especificidades na produção artística popular, para despertar e promover habilidades de vivência coletiva de construção de conhecimento, que pode auxiliar o ensino aprendizagem na formação de futuros leitores.

Externa à Instituição - ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
Presidente - 2276305 - ANDRE CARRICO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 15:39