Banca de DEFESA: DALVANIRA SOUSA DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DALVANIRA SOUSA DE MELO
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: REMOTA
TÍTULO:

O ENSINO DE TEATRO NA INTERFACE COM A LITERATURA DE CORDEL


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro. Literatura de Cordel. Práticas de Leitura, Formação de Leitores. Metodologia de Ensino de Teatro.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Este artigo investiga uma prática educativa teatral em sala de aula em interface com a literatura de cordel, realizada na Escola Cívica Militar João XXIII, Natal/RN nas turmas do 9º anos A e B, turno matutino do ensino fundamental II. A Escola, situada no bairro do Alecrim, possui boa estrutura física, a maioria dos alunos são do próprio bairro e os demais de todos os bairros de Natal, inclusive, municípios vizinhos, como: Extremoz e São Gonçalo do Amarante. As famílias são de baixa renda. O teatro e a literatura de cordel são temáticas artísticas oriundas de um contexto criativo específico e também cultural. O objetivo do trabalho é análise de experiência em sala de aula do 9º ano “A e B”, utilizando o teatro numa perspectiva interdisciplinar com a literatura de cordel. A proposta metodológica situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa, especificamente, um estudo de caso, a partir do teatro e dos folhetos de cordéis, no intuito de valorizar o teatro e a literatura de cordel inserindo-a como meio de ensino na escola. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram os registros dessa experiência de ensino (relato de experiência), a partir de um roteiro investigativo descrevendo as estapas: leitura de folhetos de cordel, jogos e exercícios teatrais na perspectiva da montagem de uma peça teatral. Como fundamentação teórica utilizamos Koudela (1998), Abreu (1999), Freire (1989), Ayala (2003), Boal (2001) e Ana Mae (2003). Diante dessa intervenção escolar, entendemos que o teatro e a literatura de cordel, devem ocupar um espaço relevante no ambiente escolar, com as especificidades na produção artística popular, para despertar e promover habilidades de vivência coletiva de construção de conhecimento, que pode auxiliar o ensino aprendizagem na formação de futuros leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
Presidente - 2276305 - ANDRE CARRICO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 07/02/2024 15:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao