Contribuições das TICs para produção de quadrinhos na Escola
TICs, quadrinhos, digitais, escola, alunos, produção, interação.
O presente documento de qualificação é resultado de análise de ações práticas realizada em uma oficina de HQ junto aos alunos do 7º ano A do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo digital e pesquisa bibliográfica a partir de estudos sobre Tecnologias orientadas para produção de quadrinhos nas escolas. A pesquisa faz uma breve introdução sobre a trajetória dos quadrinhos impressos e digitais através da história culminando em um levantamento detalhado da interação dos alunos com as TICs como meio para produção de histórias em quadrinhos no ambiente educacional. A pesquisa e prática do projeto está fundamentada pelo diálogo com os seguintes pesquisadores: Luyten (1985), Barbosa (1998), Eisner (2005), Moran (2006), Patati e Braga (2006), McCLOUD (2005), Veronezi (2010) Franco (2013), Magalhães (2016), Vergueiro (2021) entre outros. A investigação centra-se no uso da tecnologia da informação e comunicação que está presente no cotidiano dos estudantes mas que é pouco conhecido como meio para produção de quadrinhos na escola.