Banca de DEFESA: LUCIFRANCE FIGUEIREDO DA CUNHA

DISCENTE : LUCIFRANCE FIGUEIREDO DA CUNHA
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Google Meet

Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual

Educação; Artes Visuais; Ensino de Artes Visuais; Produção Audiovisual.

Este artigo discute sobre o ensino de Artes Visuais à luz da utilização de produções audiovisuais nacionais e estrangeiras pré-selecionadas para exibição em sala de aula, identificando nessas produções os elementos visuais: cor e luz, aproximando-os dos elementos do audiovisual: enquadramento, planos, ângulos, movimentos de câmera e edição. Tal estudo foi realizado nas turmas do 2º ano do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN –, na cidade de Apodi, compreendendo o período de isolamento ocasionado pela pandemia da COVID-19. Tem por objetivo consolidar uma proposta pedagógica que utilize o audiovisual nas aulas de Artes Visuais. Para alcançar tal propósito, foi realizado uma análise teórica das relações possíveis entre o audiovisual e os conteúdos das Artes Visuais que são passíveis de serem trabalhadas a partir dele, além da identificação dos acertos e erros durante o percurso didático-pedagógico. Apoia-se nos escritos de Barbosa (2014), Pillar (1999) e Ostrower (2013) sobre estudos de imagens no ensino de arte, de Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) e Vilaça (2013) no que concerne a reflexões sobre a utilização do audiovisual como recurso pedagógico e, por fim, da tessitura de diálogos com autores que abordam o cinema na educação escolar, como Bergala (2008), Bazin (2018) e Fresquet (2017). Como metodologia, utiliza da pesquisa ex-post-facto para analisar, avaliar e refletir sobre o ensino de arte a partir do uso de produções audiovisuais no ensino remoto, ocorrido no período da pandemia. Como procedimentos técnicos, este estudo fez uso de questionário eletrônico e de análise documental. Como resultado, foi perceptível a necessidade de encontros presenciais frequentes, em quantidades maiores, para que a apreciação, discussão e análise pudessem ser efetivas, além de dar foco ao trabalho com outros elementos da linguagem visual. Outra conclusão foi a importância de uma maior quantidade e diversidade de produções audiovisuais para apreciação, servindo para aprimorar o olhar estético e a análise apurada das imagens em movimento, o que ainda auxiliaria na qualificação das produções dos estudantes.

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Externa à Instituição - REJANE RECKZIEGEL LEDUR - UNILASALLE
Interna - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME
Externa à Instituição - SALETE PAULINA MACHADO SIRINO - UNESPAR