Banca de DEFESA: SHIRLEY STEPHANI FERREIRA JOHNSON

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHIRLEY STEPHANI FERREIRA JOHNSON
DATA : 11/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

DIÁLOGOS INTERDISCIPLINAR ENTRE ENSINO DE ARTE E DE SOCIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DO TEATRO DO OPRIMIDO EM SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino, Teatro do Oprimido Sociologia e Artes.  


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Na história da condição humana, a aprendizagem e as manifestações culturais/artísticas sempre existiram e se transformaram de acordo com as normas, valores e características que se fazem de maneira tão peculiar nas diferentes realidades culturais e sociais. Sabe-se que através do incentivo promovido pelas artes que é possível desenvolver e aprimorar nos indivíduos as capacidades motoras, criativas, expressivas das linguagens verbais e corporais, além de fazê-los enxergar como sujeitos produtores da sua realidade material concreta. Tem-se então como objetivo desta pesquisa  analisar o Teatro do Oprimido em termos pedagógicos no tocante às áreas de conhecimento da Sociologia e do Ensino de Arte no Ensino Médio, verificando quais as contribuições que esta técnica teatral pode oferecer à prática docente, bem como ao processo de aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos referentes aos componentes curriculares tais como: Cidadania, Cultura, Racismo, Gênero, Sexualidade, Trabalho  e etc., haja vista a importância da formação crítica dos educandos nesta etapa de ensino, como prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quando explicita que a finalidade do Ensino Médio: “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Nesse sentido, o método do teatro de oprimido, através de suas diferentes práticas democráticas, pode fomentar a compreensão dos fenômenos sociais pelos educandos como construções sócio-históricas e culturais, sendo, portanto, passível de desnaturalização através do pensamento reflexivo sobre a realidade concreta. Logo, o trabalho está centralizado na linha de pesquisa que estuda os processos de ensino, aprendizagem e criação através das artes. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DJAKSON DA ROCHA BEZERRA
Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Interna - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME
Notícia cadastrada em: 24/02/2021 15:11
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