DESENHO ANIMADO COM USO DO CELULAR: PRATICANDO ARTE E TECNOLOGIA NA ESCOLA
Mestrado Profissional. Tecnologia em sala de aula. Animação 2D digital. Arte-educação.
A presente dissertação analisa o uso da tecnologia e da arte dentro da sala de aula através do
desenho animado criado por celular e tablets, desenvolvido a partir de técnicas atreladas aos
dispositivos que os alunos utilizam em seu dia a dia. O uso dos aparelhos tecnológicos, muitas
vezes é visto de forma negativa, no entanto, dependendo do direcionamento, pode ajudar na
descoberta de novos conhecimentos com conexões imediatas com a comunidade escolar e até
fora dela. O texto mostra também as dificuldades que existem quanto as novas tecnologias
ligadas aos alunos e professores, os softwares possíveis para se fazer arte, no caso animação e
a usabilidade desses programas e dos aparelhos. O trabalho é desenvolvido a partir de
experiência no laboratório de informática da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho
Mousinho que foi a principal fonte de pesquisa. O objetivo é analisar a produção de desenhos
animados criados por uma turma de 30 alunos das 1as séries do Ensino Médio, em uma oficina
de animação desenvolvida por celulares e tablets, evidenciando maneiras de estender o
aproveitamento dessas ferramentas para aulas de artes. Para o conjunto de teóricos utilizados
na pesquisa, destaque para Sérgio Silveira (2004) e José Moran (2000), quanto ao uso da
tecnologia em sala de aula de forma livre e as conexões possíveis quanto ao uso desta na
contemporaneidade; Paulo Freire (2002) e Edgard Morin (2005) pensando na aquisição de
conhecimento tanto na sala de aula e na busca da autonomia dos nossos alunos em termos
educacionais; assim como Ana Mae Barbosa (2010) pelo teor artístico na educação; Jorge
Bondia (2002) e Maria Cláudia Gomes (2017) nas busca da experiência em aulas de
animação; entre outros autores que, de alguma forma, elucidam o ensino das artes e da
tecnologia.