O JOGO PODE SE TRANSFORMAR EM DANÇA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA
Escola. Educação Inclusiva. Ensino da Dança. Surdez.
O trabalho traz uma reflexão sobre a inclusão de alunos com surdez na escola e
as possibilidades de ensino, nas aulas de dança para o Ensino Fundamental I.
Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente
de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante/RN.
Dentre as viabilidades para se trabalhar com a educação artística, elegeu-se partir
de investigações corporais por meio do jogo, como ponto referencial para a
intervenção pedagógica. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as
contribuições do jogo para o ensino da dança com crianças surdas e ouvintes;
indicar uma possibilidade de trabalhar a dança por meio do jogo; considerando as
experiências histórico corporais trazidas pelos estudantes. Definimos que a
metodologia utilizada envolve a pesquisa descritiva qualitativa sob um viés do
estudo de caso instrumental. A escolha do tema proposto favorece ao
conhecimento, à valorização e ressignificação corporal por parte dos discentes,
bem como, contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que
se inscrevem historicamente pelo corpo. Percebe-se que trabalhar com o
conteúdo de forma inclusiva permite ampliar as visões intrínsecas dos educandos
sobre o modo de perceber o mundo, como também possibilita a descoberta de
outros modos de contextualizar a dança a partir das experiências vividas pelos
alunos no decorrer da pesquisa.