Banca de DEFESA: ANNE NATÁLIA ALMEIDA DE OLIVEIRA

DISCENTE : ANNE NATÁLIA ALMEIDA DE OLIVEIRA
DATA : 05/10/2023
LOCAL: Auditório do Química III

Estudo fitoquímico e atividade antiofídica in vitro de espécies Bredemeyera floribunda.

Bredemeyera floribunda; Polygalaceae; “raiz-de-cobra”; efeito enzimático.

Certas espécies de plantas são utilizadas popularmente para tratar acidentes com animais peçonhentos e seus estudos demonstram interesses do ponto de vista fitoquímico, e assim contribuindo para o isolamento e identificação de compostos biologicamente ativos. O gênero Bredemeyera, pertencente à família Polygalaceae, compreende espécies conhecida popularmente como “raiz de cobra” devido ao seu uso como antiofídico. Além de suas propriedades antiofídicas, também são conhecidas por suas propriedades expectorante, diurética e hipotensiva. O estudo cromatográfico da Bredemeyra floribunda realizado resultou  no isolamento de dois metabolitos secundários, o flavonoide rutina e a xantona, denominada 1,7-dihidroxi-3,4,8-trimetoxixantona e uma fração contendo uma mistura de duas saponinas. Diante tudo isto, temos como objetivo do estudo foi investigar o perfil fitoquímico do extrato hidroetanólico das raízes de B. floribunda utilizando a desreplicação por meio da cromatografia liquida de ultra eficiência, acoplada a espectrometria de massas (CLUE-MS)  e avaliar seus efeitos do extrato e substâncias isoladas contra as principais atividades enzimáticas da peçonha da serpente Bhotrops leucurus in vitro. A análise por CLUE-MS do extrato hidroetanólico das raízes Bredemeyera floribunda revelou que os flavonoides, xantonas e saponinas constituem classe de metabólitos secundários de maior relevância nos extratos. Para os estudos enzimáticos de inibição foram testados os extratos e substâncias previamente isoladas, para o   ensaio proteolítico foi observado que as proporções 1:25, 1:50, 1:75 e 1:100 (veneno:extrato, p/p) o extrato reduziu significativamente a atividade enzimática. A mesma forma foi evidenciada na atividade da fosfolipase, todas as proporções do extrato testado revelaram ser eficaz em inibir o efeito enzimático. No método da hialuronidase foi demonstrado que o extrato de demonstrou ser eficaz nas razões 1:10 e 1:25. Esses dados revelaram o potencial antiofídico dos extratos por inibir as principais atividades enzimáticas do veneno da serpente B. leucurus, demonstrando que ambos os extratos podem ser relevantes e promissores para o tratamento de picadas de serpente.

Interno - 2276354 - LEANDRO DE SANTIS FERREIRA
Presidente - 1569526 - RENATA MENDONÇA ARAUJO