Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LETICIA FILGUEIRAS TELES

DISCENTE : ANA LETICIA FILGUEIRAS TELES
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Sala virtual Google Meet

Pesquisa de perfil discente relacionada a educação ativa com o uso de plataformas de prototipagem eletrônica

Arduino, Educação, Perfil Discente, Metodologias Ativas.

O presente trabalho procura relacionar a educação ativa e as ferramentas de prototi- pagem rápidas de maneira a última ser agregar no ensino e no desenvolvimento de jovens e crianças. Nele inicialmente se buscou explanar as diretrizes presentes na educação ativa, através da sua história e sua composição, além disso foi exposto as ferramentas de pro- totipagem rápida do tipo placa eletrônica, pois essa permite a utilização dos conceitos da educação ativa, teoria e prática aplicadas em problemáticas da vida cotidiana. Con- tudo, o estudo tem seu cerne em entender e traçar o perfil dos estudantes que buscam esse conhecimento, com o intuito de fornecer arcabouço de dados para fomentar mais formações direcionadas para essas plataformas. Para tanto, uma metodologia foi proposta onde utilizando a plataforma Arduino como propulsor da disseminação dos conceitos de prototipagem, devido a sua característica de fácil uso e acesso, através de cursos de ex- tensão, idealizados para atender aos níveis iniciais de conhecimento da área, englobando os conceitos teóricos e práticos, assim como proposto na educação ativa, para fornecer os dados qualitativos dos estudantes, através de um formulários, e a partir desses e, conco- mitantemente, com as análise de observação da pesquisadora, poder caracterizar o perfil dos discentes e aperfeiçoar as metodologias que vem sendo empregadas hoje.

Presidente - 1451883 - FABIO MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
Interno - 1170845 - BRUNO MARQUES FERREIRA DA SILVA