Inscrição de Alunos Especiais do PPgEMECA – Semestre 2022.2

Os alunos de graduação de segundo ciclo ou que sejam já graduados em algum outro curso de graduação têm possibilidade de cursar disciplinas do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecatrônica (PPgEMECA) como alunos especiais.

 

Em caso de aprovação, alunos de graduação em Engenharia Mecatrônica e em Engenharia de Computação podem aproveitar cada disciplina de pós-graduação de 60 horas cursada como aluno especial do programa como 90 horas de carga horária optativa no seu curso de graduação.

 

Alunos especiais que cursarem com sucesso disciplinas do PPgEMECA podem posteriormente ingressar como alunos regulares (através do processo seletivo correspondente) e aproveitar as disciplinas cursadas, reduzindo o tempo para concluir o mestrado.

 

Segue abaixo e em arquivo anexo o procedimento para solicitar cadastro como aluno especial, sujeito à disponibilidade de vagas nas turmas.

___________________________________________________________________________

 

Inscrição de Alunos Especiais – Semestre 2022.2

 


Os i
nteressados em cursar disciplinas no PPgEMECA como aluno especial, devem preencher o formulário de cadastro de alunos especiais (disponível na página do PPgEMECA) e solicitar cadastramento como aluno especial através do sistema da Secretaria Integrada das Pós-graduações do Centro de Tecnologia (http://forms.ufrn.br/posct/), preenchendo os campos de informações pessoais adequadamente, selecionando no campo “”Assunto”: “Cadastramento como Aluno Especial”. Redija a sua solicitação indicando em quais disciplinas do PPgEMECA deseja se matricular (ver as turmas ofertadas no semestre 2022.2 abaixo). A Secretaria Integrada consultará os professores das turmas desejadas. O cadastro como aluno especial dependerá da autorização de, pelo menos, um dos professores das turmas solicitadas, condicionado também à existência de vagas, as quais serão preenchidas por ordem de chegada das solicitações. Aqueles que já tiverem cadastro de aluno especial, basta fazer a sua matrícula em disciplinas pelo SIGAA no período de matrícula definido no calendário. Ver o procedimento detalhado também abaixo.

 

EGM0003 - Análise de Sistemas probabilísticos, Horário: 24M34, Professor: Allan de Medeiros Martins.

 

EGM0019 - Controle Inteligente de Sistemas Mecatrônicos, Horário: 24M34, Professor: Fabio Meneghetti Ugulino de Araújo.

 

EGM0017 - Fluxo eMetodologias de Projeto de Sistemas Embarcados, Horário: 4T56 e 4T12, Professor: Samaherni Morais Dias.

 

EGM0006 - Percepção Robótica, Horário: 35M34, Professores: Marcelo Borges Nogueira e Bruno Marques Ferreira da Silva.

 

EGM0001 - Sistemas Dinâmicos e Servomecanismos, Horário: 24T34, Professores: Danilo Alves Pinto Nagem e Márcio Valério de Araújo.

 

EGM0029 - Sistemas Embarcados para Controle e Automação, Horário: 35T56, Diego Rodrigo Cabral Silva e Victor Araújo Ferraz.

 

EGM0004 - Sistemas Não-Lineares, Horário: 24T12, Professor: Josenalde Barbosa de Oliveira.

 

I – Do cadastro como aluno especial do PPgEMECA

 

  1. Preencher o formulário de cadastro de alunos especiais (disponível na página do PPgEMECA em https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=8086, em Documentos – Formulários.

 

  1. Criar um arquivo PDF único, juntando cópias eletrônicas escaneadas (ou fotos) dos documentos abaixo:

  1. Diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação ou documento equivalente;

  2. CPF;

  3. Identidade;

  4. Certidão de quitação com a justiça eleitoral; e

  5. Certidão de alistamento militar ou equivalente para candidatos do sexo masculino.

 

  1. Solicitar cadastro como aluno especial à Secretaria Integrada de Pós-graduação do Centro de Tecnologia através do formulário online http://forms.ufrn.br/posct/, selecionando no campo “Tipo de Solicitação” a opção “Cadastramento de aluno especial”, preenchendo o formulário os outros campos com as informações solicitadas. Redija a sua solicitação indicando em quais disciplinas do PPgEMECA deseja se matricular, anexe o arquivo PDF com o formulário de cadastro de alunos especiais e o arquivo PDF com os documentos, e encaminhe a sua solicitação no período de 15/08/2022 a 19/08/2022.

 

 

Observação: a Secretaria Integrada consultará os professores das turmas desejadas. O cadastro como aluno especial dependerá da autorização de, pelo menos, um dos professores das turmas solicitadas, condicionado também à existência de vagas, as quais serão preenchidas por ordem de chegada das solicitações. Aqueles que já tiverem cadastro de aluno especial, basta fazer a sua matrícula em disciplinas pelo SIGAA no período de matrícula definido no calendário.

 

 

II – Das informações adicionais

 

  1. Leia as normas do Programa, no Regimento do PPgEMECA disponível na página do PPgEMECA em https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=8086, na opção documentos. Algumas informações importantes sobre os direitos e deveres do Aluno Especial:

  1. São alunos especiais os portadores de diploma de nível superior inscritos em componentes curriculares do Programa, observados os requisitos fixados no regimento.

  2. Ao aluno especial é permitido inscrever-se em um máximo de 6 (seis) disciplinas, limitado a um máximo de 2 (dois) períodos letivos.

  3. Não é permitido ao aluno especial a inscrição em atividades, tais como Dissertação de Mestrado ou Exame de Qualificação.

  4. O aluno especial poderá passar à condição de aluno regular mediante candidatura e êxito em novo processo seletivo, sem que a passagem à condição de aluno regular implique, necessariamente, no aproveitamento dos estudos porventura já realizados como aluno especial.

  5. A obtenção de créditos em disciplinas isoladas na qualidade de aluno especial não assegura direito à obtenção de nenhum diploma ou certificado de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu.

 

  1. A Secretaria Integrada de Pós-graduação do Centro de Tecnologia fará o cadastro do aluno de acordo com a disponibilização de vaga pelo professor da disciplina e com a ordem cronológica das inscrições.

 

  1. A partir do segundo (e último) semestre como aluno especial, o aluno deverá se matricular normalmente em eventuais disciplinas que deseja cursar através do SIGAA uma vez que já possuirá o cadastro realizado.

  2. A matrícula em disciplinas dos novos alunos especiais cadastrados, deverá ser efetuada após o seu cadastro, no período de matrícula 15/08/2022 a 19/08/2022 ou rematrícula 22/08/2022 a 26/08/2022 (primeira semana de aulas) do semestre 2022.2. As aulas iniciam no dia 22/08/2022.

 

 

 

Natal, RN, 15 de agosto de 2022.

 

 

Professor Pablo Javier Alsina

Coordenador do PPgEMECA

Notícia cadastrada em: 16/08/2022 22:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao