Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA BARBOSA GOMES DE ARAUJO

DATA : 18/02/2022

Computador de Bordo para Nanossatélites em Órbita Baixa no Padrão CubeSat

Computador de bordo; Nanossatélite; CubeSat; PCB; FreeRTOS

Tradicionalmente, a indústria aeroespacial é associada a produtos sofisticados de grande dimensão e custo elevado, e foi historicamente financiada por agências governamentais. As missões espaciais baseadas em satélites não fugiam da regra. Nas últimas décadas, nanossatélites no padrão CubeSat tornaram acessível para universidades e pequenas empresas chegarem ao espaço e estudarem tais tecnologias. Nesse contexto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) propôs o projeto CONASAT, que objetiva atualizar o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCD), substituindo os antigos satélites por uma nova constelação CubeSat. Além dos satélites, o SBCD também é composto por estações terrestres e Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) espalhadas por todo o território brasileiro. O INPE escolheu um CubeSat de tamanho 1U equipado com um Coletor de Dados Ambientais (EDC, do inglês Environmental Data Collector) como carga útil para coletar os dados das PCDs e enviá-los para as estações terrestres. Este trabalho apresenta o projeto de um computador de bordo (OBC, do inglês Onboard computer), composto por componentes de prateleira (COTS), para satélites CubeSat de órbita baixa. Visando obter os requisitos para sistemas digitais em órbita baixa, propõe o esquema eletrônico e a placa de circuito impresso (PCB) de um computador de bordo compatível com a arquitetura do primeiro satélite da constelação SBCD, o CONASAT-01, bem como o software e o sistema operacional necessários para a missão. O CONASAT-01 é um CubeSat de tamanho 1U com quatro subsistemas: Subsistema de Energia Elétrica (EPS), subsistema de comunicação UHF, Subsistema de Determinação e Controle de Atitude (ADCS) e Computador de Bordo (OBC). Uma empresa terceira desenvolveu o hardware do CONASAT-01, e o OBC proposto deve ser compatível com todos os subsistemas do CONASAT-01. A placa desenvolvida embarca FreeRTOS em um microcontrolador STM32 para gerenciar e executar as tarefas das missões, como housekeeping, supervisão de telecomando & telemetria e envio e recebimento de dados de estações terrestres. Todos os drivers de comunicação também foram desenvolvidos. A nacionalização do OBC compatível com a missão programada e com o mercado global é uma das principais contribuições dessa dissertação: fortalece a pesquisa de satélites no Brasil enquanto ajuda a desenvolver o próximo CubeSat do projeto CONASAT.

Externo à Instituição - JOSÉ MARCELO LIMA DUARTE - INPE
Interno - 1577068 - KURIOS IURI PINHEIRO DE MELO QUEIROZ