Banca de DEFESA: LUCIANA MOREIRA DANTAS BARRETO

DISCENTE : LUCIANA MOREIRA DANTAS BARRETO
DATA : 01/06/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

QUALIDADE NA MANIPULAÇÃO DA TERAPIA ANTINEOPLÁSICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: APLICAÇÃO DE UM CICLO DE MELHORIA

Antineoplásicos, Segurança do Paciente, Boas Práticas de Manipulação, Gestão da Qualidade.

Introdução: Melhorar a segurança no uso dos medicamentos, principalmente naqueles de alto risco, é o terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente, lançado em 2017 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os medicamentos antineoplásicos fazem parte da lista de medicamentos de alta vigilância e por esse motivo possuem alto potencial para causar eventos adversos. A complexidade da terapia antineoplásica (TA) contribui para a elevada taxa de erros e gravidade acentuada. O presente estudo tem como objeto a aplicação de um ciclo de melhoria no processo de manipulação da TA. Objetivos: Avaliar a qualidade do processo de manipulação da terapia antineoplásica em um hospital universitário no Rio Grande do Norte e analisar o efeito de uma intervenção participativa para a melhoria deste processo. Metodologia: Trata-se da implementação de um ciclo interno de melhoria, utilizando um desenho quase-experimental do tipo antes-depois, com abordagem quantitativa, realizado em uma central de misturas intravenosas. Foram elaborados cinco critérios de qualidade para avaliar a manipulação da terapia antineoplásica. Os resultados da intervenção foram submetidos à análise estatística e apresentados em gráfico de Pareto, para melhor demonstrar o nível de qualidade alcançado.  Resultados: Após a implementação das intervenções, houve melhoria significativa em três critérios de qualidade da manipulação da TA, pois os outros dois já apresentavam alto percentual de cumprimento. Conclusão: A implantação do ciclo de melhoria se mostrou efetiva, pois conseguiu melhorar os critérios de qualidade abordados neste estudo e ainda provocou uma mudança cultural na equipe, com vistas à gestão da qualidade nos processos de trabalho.

Presidente - 3578073 - RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
Interno - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Externa à Instituição - FRANCISCA SUELI MONTE MOREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 20/05/2022 14:55