SEGURANÇA DO PACIENTE NO CONTEXTO DA ATUAL PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Infecções por Coronavírus; Segurança do Paciente; Pandemias.
Introdução: A rápida difusão internacional do SARS-CoV-2, tendo como origem casos de pneumonia grave de etiologia desconhecida, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, China, levou a Organização Mundial de Saúde a declarar, em 11 de março de 2020, situação de emergência de saúde internacional. A COVID-19, com sua alta transmissibilidade, trouxe novos desafios às instituições de saúde. Exigiu a redefinição de fluxos de atendimento e a criação de novos protocolos, para oferecer uma assistência segura e de qualidade. É evidente que a cultura de segurança e o conjunto de competências desenvolvidas no âmbito da Segurança do Paciente são essenciais a um ambiente em constante mudança. Objetivo: analisar as ações adotadas para promover a Segurança do Paciente na atual pandemia da COVID-19. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática da literatura, elaborada conforme o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), utilizando-se a ferramenta PICO, Paciente, Intervenção, Comparação e Outcomes (desfecho), cujo acrônimo “P” referiu-se a atual pandemia da COVID-19, “I” às ações que promovam a segurança do paciente, “C” não houve comparação com outras ações e “O” cuidado seguro. Para a pesquisa, foram selecionados os descritores “Coronavirus Infections”, “Infecções por Coronavirus”, “Patient Safety”, “Segurança do Paciente”, “Patient Care Planning”, “Planejamento de Assistência ao Paciente”, “Pandemics”, “Pandemia” e a palavra-chave “COVID-19”. E fontes de dados pesquisadas Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Cochrane Library, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine and National Institutes of Health (PubMed) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Como critérios de inclusão tem-se artigos originais, em texto completo, que abordem a temática, sem restrição de idiomas e/ou limitação temporal e cumpram 60% dos critérios da versão adaptada do SQUIRE 2.0. Para a análise qualitativa será utilizada a adaptação do instrumento SQUIRE 2.0. Precederá a fase de descrição dos resultados o cálculo do índice Kappa para identificar a concordância entre os avaliadores.