Banca de DEFESA: SABRINA BECKER

DISCENTE : SABRINA BECKER
DATA : 08/03/2021
LOCAL: On line (plataforma Googel Meet)

Melhoria da qualidade do processo de medicação em clínica médica de um hospital de referência

Gestão da Qualidade. Segurança do Paciente. Erros de Medicação.

Introdução: A qualidade dos serviços de saúde é resultante da integração e conexão entre diversas dimensões, definição que segundo Serapioni (2009) previne interpretações restritivas. O Institute of Medicine (IOM) em 2001 e Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2006 apontaram a segurança como uma dessas dimensões da qualidade. Entre os esforços mundiais para alcançar maiores níveis de segurança no cuidado aos pacientes, destacam-se os relacionados ao processo de medicação. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito de um ciclo de melhoria no processo de medicação em Clínica Médica de um hospital de referência. Metodologia: Esse ciclo de melhoria foi realizado entre os anos de 2019 a 2021, em um Hospital Geral da cidade de Sobral, situada no Estado do Ceará. A oportunidade de melhoria foi identificada e priorizada, através da aplicação da Técnica de Grupo Nominal e Matriz de Priorização. A mesma foi analisada através de um diagrama de causa e efeito. Posteriormente houve levantamento dos critérios de qualidade, avaliação do nível de qualidade, definição e realização de propostas de intervenção e reavaliação do nível de qualidade. O cumprimento da qualidade das amostras selecionadas aleatoriamente (n=60) foram estimadas de forma pontual e em um intervalo de confiança de 95%, assim como a significância estatística da melhoria conseguida foi tratada com teste Z. Um dos critérios utilizou todo o universo de prescrições existentes nos dias das coletas, pois era relacionado a um subgrupo de medicamentos, os antimicrobianos. Resultados: Quatro dos cinco critérios de qualidade inclusos nesse ciclo de melhoria, apresentaram elevação do nível de qualidade. Destes, aquele relacionado ao uso de antimicrobiano alcançou uma melhoria absoluta de 30%, entre os outros três, em dois a melhoria foi estatisticamente significativa. Não foi possível realizar as ações de intervenção planejadas no critério que não obteve melhoria, devido ao cenário da pandemia da COVID-19. Em suma, a melhoria absoluta alcançada através deste ciclo de melhoria no processo de medicação foi de 26%. Conclusão: A aplicação do ciclo de melhoria no processo de medicação em Clínica Médica de um hospital de referência, mesmo diante de limitações relacionadas ao período pandêmico, demonstrou ser uma ferramenta útil e efetiva. Podendo o método ser replicado e auxiliar no tratamento das demais oportunidades de melhoria da instituição, ou mesmo de outros serviços de saúde, sejam similares ou não.

Presidente - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA