Banca de DEFESA: FABRICIA CAVALCANTE ROCHA

DATA : 05/03/2021
LOCAL: Universidade Federal do Rio Grande do Norte

MELHORIA DA QUALIDADE NO PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA CIRÚRGICA-ORTOPÉDICA

Centro Cirúrgico Hospitalar, Gestão da Qualidade, Ortopedia, Planejamento de Assistência ao Paciente, Qualidade da Assistência à Saúde.

Introdução: O processo de planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica é iniciado pela indicação do procedimento de acordo com a necessidade do paciente, perpassa pelos cuidados pré-operatórios para a execução da cirurgia no centro cirúrgico e finaliza com cuidados pós-operatórios e orientações para alta hospitalar. A assistência cirúrgica nos três momentos (pré, intra e pós-operatório) é uma dinâmica peculiar porque envolve diversos atores e tecnologias de variadas densidades que devem estar sincronizadas para atingir um objetivo final que é a cirurgia realizada em tempo hábil e sem nenhum tipo de agravo ao paciente em qualquer fase do processo assistencial cirúrgico. Objetivo: Avaliar a melhoria no planejamento  da  assistência aos pacientes submetidos à cirurgias ortopédicas eletivas em um hospital público referência em trauma. Método: Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois sem grupo controle, e  abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade com análise do problema, intervenção e monitoramento. Foram elaborados 20 critérios para avaliação da qualidade do planejamento  da assistência cirúrgica, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face como a relevância lógica ou aparente, de conteúdo relacionado à dimensão da qualidade, necessidades e expectativas dos profissionais e ainda, de critério, com utilização das evidências científicas.  O estudo foi realizado no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Os dados resultantes da intervenção foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial e apresentados em gráfico de Pareto, a fim de destacar o nível de melhoria e sua significância. O estudo seguiu os procedimentos éticos exigidos pelas Resoluções Nº510/2016 e Nº580/2018 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Resultados: Os resultados deste estudo referem-se ao cumprimento ou não-cumprimento  dos critérios de qualidade elencados e analisados após as ações de intervenção dentro do ciclo de melhoria proposto. Observou-se melhoria global dos critérios, em que 70% (14 de 20) dos critérios analisados apresentaram aumento no nível de cumprimento. Os critérios  C1, C2, C7, C18,C19,C20 se destacaram por maior nível de cumprimento na 2ª avaliação. Em relação à significação estatística, as melhorias foram significativas em dez dos vinte critérios nos quais houve melhoria do nível de qualidade. Os critérios C1,C2, C3,C6,C7, C11, C15, C19 e C20  tiveram muita siginificância estatística (<0,001) o que significa que a melhoria foi real e que a probabilidade da análise estatística de melhoria entre as duas avaliações  estar errada é <0,001. Os critérios C4 e C5 não tiveram nível de cumprimento constatado na 1ª avaliação por falta de registro nas fontes de dados. O critério C12 houve uma piora na qualidade  de acordo a avaliação da melhoria absoluta. Conclusão: Observou-se que as atividades de intervenção resultaram em melhoria  na maior parte dos critérios avaliados relacionados ao processo de planejamento  assistencial cirúrgico-ortopédica. As etapas do ciclo  de intervenção proporcionaram o desenvolvimento de atividades pela equipe multiprofisisonal capazes de contribuir para a melhoria assistencial ao paciente ortopédico durante o período perioperatório..

Presidente - 784.321.701-00 - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - EBSERH
Interno - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN