Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA DE LIRA NUNES PAULINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA DE LIRA NUNES PAULINO
DATA : 06/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

GESTÃO DA QUALIDADE NO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL


PALAVRAS-CHAVES:

Melhoria da Qualidade, Assistência Ambulatorial, Infectologia, Medicina Tropical.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Introdução: O planejamento, a revisão de processos e o acompanhamento de performance, assim como melhorias constantes, são vitais para uma gestão efetiva. A Unidade Clínica do Instituto de Medicina Tropical (IMT) do RN tem sido estruturada para reprocedimentos cirúrgicos, exames diagnósticos e de imagem (Ultrassonografia), exames endoscópicos (endoscopia digestiva alta, broncoscopia e colonoscopia) e serviço de farmácia. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo desenvolver e descrever o processo de gestão da qualidade no Instituto de Medicina Tropical. Metodologia: Estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, desenvolvido no período de dezembro de 2018 a maio de 2020, por ocasião da estruturação do serviço, precedendo sua abertura para o público. A pesquisa-ação tem sido conduzida por meio de reuniões com um grupo de lideranças, observações diretas e observação participante, com as seguintes fases: 1. Planejamento – essa fase envolveu a realização da pesquisa bibliográfica, a pactuação com a Gestão e a seleção inicial do grupo de líderes e convite à equipe; 2. Ação – definição da Missão, Visão e Linhas Estratégicas, projeção do Organograma da organização, mapeamento dos processos, seleção de processos chaves e prioridades, definição dos grupos para o desenvolvimento de protocolos; 3. Descrição – elaboração e validação dos protocolos, divulgação destes e treinamento; 4. Avaliação – realização da avaliação da cultura de segurança na organização e avaliação de satisfação do usuário frente às atividades desenvolvidas na unidade. Resultados Preliminares e Discussão: A reunião de dados após as discussões grupais tem sido organizada e compartilhada. Esses dados são observados, e alinhados com os conceitos instituídos e dão subsídios para o planejamento participativo de intervenção para a melhoria contínua do serviço. Os conceitos básicos de visão, missão, linhas estratégicas do serviço foram delineados, assim como o organograma no grande grupo de lideranças. O mapeamento dos processos e a construção dos protocolos foram iniciados em pequenos grupos, detentores da expertise da área relacionada. O procedimento de confecção de protocolos tem sido conduzido iniciando pelos protocolos operacionais direcionados à equipe de enfermagem, visto a facilidade de desenvolvimento e disponibilidade dos profissionais para essa atividade, assim como o impacto destes em relação aos demais processos. Conclusões: Desenvolver processos de gestão da qualidade em um serviço em fase de estruturação é um desafio. Entre as dificuldades destacam-se a de reunir o grupo de lideranças por ainda não estarem atuando na unidade; os processos burocráticos e institucionais superiores para a abertura e o efetivo funcionamento do serviço; e a indefinição dos recursos humanos que atuarão na unidade. Após construção e validação dos protocolos básicos para o funcionamento mínimo da Unidade, dar-se-ão a divulgação e treinamento dos executores tendo os protocolos como base.alizar atendimentos ambulatoriais multiprofissionais incluindo pequenos 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1212336 - ELIANA LUCIA TOMAZ DO NASCIMENTO
Presidente - 2583642 - FLAVIA CHRISTIANE DE AZEVEDO MACHADO
Interno - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/10/2019 15:39
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