SEMANA PRESENCIAL PARA OS NOVOS MESTRANDOS

A 1º semana presencial da turma 2018.2 do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPGQualiSaúde) ocorreu do dia 28 de novembro de 2018 a 30 de novembro. A programação contou com aula sobre ciclo de melhoria com professor Dr. Ismael Martínez Nicolás da Universidad de Murcia, boas vindas da coordenação e apresentação do programa do mestrado com a professora vice-coordenadora Dr. Ana Elza Oliveira de Mendonça e professora Dr. Vilani Medeiros de Araújo Nunes e a presença do egresso Carlos Alexandre Medeiros, Coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), e docentes do mestrado.

Ainda, aula sobre a Plataforma Brasil e introdução à metodologia da pesquisa com a professora vice-coordenadora Dr. Ana Elza Oliveira de Mendonça e professora Dr. Thaiza Teixeira Xavier Nobre preparando os mestrandos para construção do seu Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), além de momento de reunião dos mestrandos com seus orientadores para tirar duvidas e encaminhar os próximos passos da construção da sua intervenção.

O ápice da Semana Presencial ocorreu no auditório da reitoria Otto de Brito Guerra com a VIII Conferência Internacional com tema: Experiências exitosas na melhoria da qualidade da Espanha e México, palestrante o professor Dr. Ismael Martínez Nicolás, o qual apresentou dados dos dois países na Espanha considerando que sempre há a necessidade da implantação de ciclos de melhoria. Foi realizada uma análise, que possibilitou a intervenção relacionada ao uso de protocolos e comunicação inter-profissional. Enquanto no México, a observação da ausência do procedimento de triagem foi considerada como oportunidade de melhoria. Apesar do foco da pesquisa ser a respeito da classificação de risco, conclui-se que a liderança deve ser um importante pilar para o envolvimento e compromisso da equipe objetivando o alcance dos resultados. Como moderador da conferência, tivemos o professor do PPGQualiSaúde Dr. Paulo José de Medeiros.

Notícia cadastrada em: 03/12/2018 14:59