Banca de DEFESA: MARCELO MUNIZ MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO MUNIZ MACHADO
DATA : 19/07/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Aula 2 do NESC
TÍTULO:

Estabelecer métodos seguros para prescrição, dispensação e administração de medicamentos potencialmente perigosos


PALAVRAS-CHAVES:

Medicamentos Potencialmente Perigosos; Prescrição inadequada; Erros de medicação; Segurança do paciente.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Introdução: Os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) estão entre as principais causas de evento adverso no mundo. Processos de uso de medicamentos pouco seguros e erros de medicação são uma das principais causas de danos associados aos cuidados de saúde. Os danos podem ocorrer em diferentes fases do processo de uso de medicamentos.

O desenvolvimento de processos precisos que visar mitigar erros de prescrição, dispensação e administração de medicamentos são aspectos indissociáveis de um cuidado seguro. Visando a melhoria dos serviços prestados na cadeia medicamentosa, a elaboração de um ciclo de melhoria nos processos de prescrição, dispensação e administração de MPP, é amplamente justificado.

Objetivo Geral: Avaliar os resultados de um ciclo de melhoria na qualidade da prescrição, dispensação e administração de medicamentos potencialmente perigosos em um hospital público de Uberlândia.  Objetivos Específicos:  1- Avaliar a qualidade dos processos de prescrição, dispensação e administração de MPP praticados na instituição alvo do estudo.  2- Identificar aspectos frágeis relativos a segurança do paciente nos processos avaliados.  3- Propor ações de melhoria da qualidade e segurança do paciente para os processos objetos de estudo. Metodologia: Inicialmente serão avaliados os processos de prescrição, dispensação e administração de medicamentos praticados na instituição hospitalar participante. Os dados serão analisados para então realização do diagnóstico situacional. Mediante colegiado multiprofissional utilizando a técnica de grupo nominal, serão atribuídas as causas para os problemas encontrados e estabelecido os planos de ação necessários para melhorar a qualidade dos processos alvo do estudo. Após a implementação do plano de ação, serão aplicadas novas avaliações para mensurar a melhoria conseguida no sentido de estabelecer uma série temporal no ciclo de melhoria proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Externo à Instituição - AMALIA CINTHIA MENESES DO REGO - UnP
Notícia cadastrada em: 12/07/2018 09:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao