Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA EGLINY SABINO CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA EGLINY SABINO CAVALCANTE
DATA : 10/11/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Aula 1 da Nutrição
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA NO CONTEXTO DA SEPSE: fortalecimento de um protocolo clínico no eixo pediátrico de um hospital terciário.


PALAVRAS-CHAVES:

Sepse; Pediatria; Assistência à saúde.


PÁGINAS: 22
RESUMO:

Introdução: A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Atualmente, no Brasil, é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer. Este problema de saúde reflete, também, a realidade do hospital em estudo, correspondendo à causa primordial de mortalidade dos usuários hospitalizados, especialmente nos serviços de pediatria. Objetivo: Diante da problemática exposta, a presente pesquisa almeja realizar um ciclo de melhoria frente ao protocolo sepse no eixo pediátrico, em um hospital terciário do Ceará. Metodologia: Tratar-se-á de um estudo de natureza qualiquantitativa, com delineamento quase-experimental, tipo antes e depois, sem grupo controle, através da promoção de um ciclo de melhoria da qualidade frente ao protocolo sepse nos setores de emergência, clínica e unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital de referência do interior do Ceará, no biênio 2017/1018. Definir-se-ão critérios de qualidade baseados em evidências para o manejo adequado da sepse. As intervenções serão planejadas e implementadas de forma participativa com o objetivo de melhorar a adesão aos critérios de qualidade avaliados. Após a intervenção, serão realizadas reavaliações a fim de mensurar os efeitos da mesma e identificar as oportunidades de melhoria remanescentes que possam orientar a continuidade das ações locais. Calcular-se-á a estimativa pontual e o intervalo de confiança (95%) dos critérios em cada avaliação, a melhoria absoluta e relativa depois da intervenção e a significância estatística da melhoria com teste Z unilateral. As intervenções também serão avaliadas qualitativamente pelos profissionais assistenciais através da realização de entrevistas semiestruturadas. Os preceitos éticos da resolução 466/12 serão preservados. Resultados esperados: O desenvolvimento desse estudo almeja fortalecer as práticas recomendadas pelo protocolo sepse pediátrico, favorecendo a identificação e tratamento precoce da sepse e promovendo melhorias na qualidade da assistência ofertada aos usuários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 2415086 - MIRELLA ALVES DA CUNHA
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 30/10/2017 15:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao