Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIA CARVALHO ALVES SOUSA PERDIGÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIA CARVALHO ALVES SOUSA PERDIGÃO
DATA : 10/11/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Aula 1 de Nutrição
TÍTULO:

Efeito de um Ciclo de Melhoria da Qualidade no Acesso a um Serviço Ambulatorial de Fonoaudiologia


PALAVRAS-CHAVES:

Fonoaudiologia; Acesso aos serviços de Saúde; Agendamento de consultas; Melhoria de Qualidade; Absenteísmo; Listas de espera.


PÁGINAS: 33
RESUMO:

Introdução: O interesse pela temática da qualidade é evidente em todas as áreas e sua emergência, em especial no setor da saúde, tem se destacado e afetado todos os implicados no processo: usuários, gestores e profissionais. Diversos construíram esquemas para definir a qualidade em serviços de saúde por meio de dimensões, componentes, fatores ou atributos tirando-a, portanto, do plano da subjetividade. O acesso, ainda que não apareça em todos os esquemas, é uma importante dimensão da qualidade, pois é por meio deste que em grande parte se mede a dimensão social da assistência à saúde.

Objetivo: Avaliar o impacto de um ciclo de melhoria da qualidade na organização do acesso a um Serviço Ambulatorial de Fonoaudiologia no município do Natal – Rio Grande do Norte (RN).

Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental antes e depois resultado de um ciclo de melhoria da qualidade. O nível de qualidade será avaliado por meio de critérios construídos com base em documentos normativos da instituição na qual o projeto será desenvolvido e resoluções do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Serão avaliados cinco critérios, sendo dois de processo e relacionados a dimensionamento de agenda e preenchimento de prontuário eletrônico; e três de resultado e relacionados a medida da taxa de absenteísmo dos pacientes, aprazamento para triagem e para o início da terapia fonoaudiológica. As avaliações acontecerão no biênio 2017-2018 e a coleta de dados será realizada por meio de relatórios emitidos pelo programa de agendamento (Arnaut Clinical Suit), pelo sistema de prontuários eletrônicos de uso institucional e planilha de dados relativos à fila de espera. Será realizada estimação pontual e os intervalos de confiança (95%) da porcentagem de não cumprimento dos critérios. Para verificar a efetividade da intervenção será calculada a melhoria absoluta e relativa, além da significação estatística da melhoria absoluta mediante o teste unilateral do valor de z. O presente projeto foi encaminhado para avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa em outubro de 2017 e aguarda o parecer do referido órgão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347772 - NILMA DIAS LEAO COSTA
Interno - 2149485 - ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
Externo ao Programa - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 30/10/2017 15:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao