Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ESTEVAM DE ANDRADE JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ ESTEVAM DE ANDRADE JUNIOR
DATA : 26/05/2020
HORA: 10:15
LOCAL: Google Meet, sala https://meet.google.com/cxq-mjdx-aem
TÍTULO:

Avaliando o iSklearn para aprendizado de máquina automatizado aplicado a processamento de linguagem natural


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizado de máquina automatizado; configuração de algoritmos; processamento de linguagem natural; aprendizado profundo; transfer learning.


PÁGINAS: 15
RESUMO:

Aprendizado de máquina automatizado (AutoML, do inglês automated machine learning) vem ganhando destaque tanto na academia quanto na indústria e se mostrando uma abordagem importante para que não especialistas na área possam extrair informação útil a partir de dados. Algumas destas ferramentas fazem uso de configuradores de algoritmos que têm se demonstrado eficientes, entre eles o irace. Neste trabalho, avaliaremos o iSklearn, a primeira ferramenta de AutoML baseada em configuração de algoritmos a utilizar o irace como configurador,  abordando especificamente o domínio de processamento de linguagem natural (PLN). Para isso, aplicaremos esta ferramenta em conjuntos de dados populares na área de PLN e iremos comparar com resultados de referência obtidos com a biblioteca scikit-learn, tanto usando algoritmos padrões de ML quanto uma das mais populares ferramenta de AutoML (Auto-sklearn). Além disso, iremos analisar os efeitos de configurações alternativas e do quanto o iSklearn pode se beneficiar do uso de transfer learning para se aproximar do estado-da-arte em PLN. Resultados preliminares demonstram que o iSklearn é capaz de produzir modelos competitivos em relação ao Auto-sklearn para a área de PLN.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2859562 - LEONARDO CESAR TEONACIO BEZERRA
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externo ao Programa - 2579664 - ALLAN DE MEDEIROS MARTINS
Externo ao Programa - 2885532 - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/05/2020 08:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao