Aula inaugural da turma 2015.1

A  coordenação do Mestrado Profissional em Engenharia de Software (MPES-IMD-UFRN) convida os alunos e professores do referido curso para a Aula Inaugural da turma 2015.1, a realizar-se no dia 19 de fevereiro de 2015,  às 20h, no Auditório B205 do Instituto Metrópole Digital, Campus Central da UFRN, Natal/RN. O convite se estende também para toda a comunidade acadêmica interessada. Na ocasião, teremos a palestra do Sr. Eduardo Virgílio, Bacharel em Física pela UNB, Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, Ex-Professor de Ciências da Computação da UFG (por 20 anos), Conselheiro da LG Sistemas. Segue o título e resumo da palestra:

Palestra: "Um Produto Disruptivo: uma Empresa de Sucesso"

Resumo: Há pouco mais de 20 anos, num período de transição tecnológica, a LG Sistemas (Goiânia/GO), desenvolveu um sistema de folha de pagamentos que conquistou o mercado, empregando interface gráfica (Windows, ainda era novidade) e uma arquitetura de sistemas conhecida como Cliente/Servidor. Empresas como a Fiat, Localiza, Ambev, Oi, Carrefour, Grupo Votorantin, Santander, Sanofi Aventis, Algar, Vale, Itaú BBA, TV Globo, entre centenas de outras processam, atualmente, a folha dos seus funcionários usando o referido sistema. Quase um milhão e meio de funcionários em todo o Brasil são pagos a partir do FPw, como o nosso sistema defolha é conhecido. O FPw nasceu de uma ideia simples para se transformar em uma estratégia, diria, emergente, de sucesso. Em vinte anos passamos de meia dúzia de funcionários a mais de 400 profissionais. E a nossa receita que era de algumas centenas de milhares de reais ultrapassou os sessenta milhões de reais em 2014. Essa palestra revisita a história da empresa, mostrando que o bem mais precioso de uma organização é o seu capital intelectual, o qual tem condições de criar inovações e dessa forma manter a empresa competitiva. A palestra relata como e onde nasceu a ideia do produto, quais as tecnologias vigentes, como o mestrado do contribuiu para a criação do FPw, que conhecimentos adquiridos foram empregados, o que é um produto disruptivo, quais as dificuldades do projeto, de que forma ultrapassaram as fronteiras do estado de Goiás. Para finalizar, a palestra esclarece qual a situação atual da empresa.

Notícia cadastrada em: 10/02/2015 14:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao