Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA TAINÁ FERNANDES LANDIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAÍSSA TAINÁ FERNANDES LANDIM
DATA : 24/10/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-graduação em Biologia estrutural e Funcional
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA DINÂMICA NEURONAL DO NÚCLEO PARAVENTRICULAR DO HIPOTÁLAMO DURANTE O DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL EM CUTIA (Dasyprocta aguti - Linnaeus, 1766.)


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento pós-natal, Núcleo paraventricular, hipotálamo, Neurônios, Estereologia, maturação envelhecimento. 


PÁGINAS: 51
RESUMO:

O hipotálamo é uma região do sistema nervoso central (SNC) responsável pela manutenção da homeostase do organismo e é composto por vários núcleos. Dentre os núcleos que formam o hipotálamo, está o núcleo paraventricular (NPV), que é um dos centros encarregados pela regulação autonômica e endócrina do organismo. O NPV é um importante centro pré-autonômico que auxilia na regulação do sistema nervoso simpático, podendo atuar na regulação de vários sistemas, entre eles o cardiovascular. Alterações neste núcleo podem estar relacionadas a acometimentos cardiovasculares, como hipertensão e insuficiência cardíaca. Logo, com o envelhecimento, podem ocorrer alterações a nível de NPV que podem desencadear alterações cardíacas em os idosos. Diante disso, analisamos o NPV de cutias (Dasyprocta agouti) em diferentes faixas etárias com o intuito de observar a dinâmica neuronal no núcleo durante o desenvolvimento pós-natal. Para isso, foi realizada uma análise morfoquantitativa tridimensional (análise estereológica) do NPV, tendo como base o princípio de Cavalieri, juntamente com a análise de densidade de volume (Vv) dos neurônios do núcleo baseado no princípio de Delesse. Essas análises foram realizadas em 16 cutias machos, sendo divididos em quatro grupos etários: G1- Neonato (n=4); G2- Jovem (n=4); G3- Adulto (n=4) e G5- Senil (n=4). A análise estereológica preliminar demonstrou que o NPV dos naimais jovens, quando comparado com o ao neonato, apresenta um aumento de 57% no volume total do núcleo. Como também, quando comparadas essas faixas etárias, observa-se um aumento no volume total ocupado pelos neurônios no NPV de 85% no total do volume núcleo ocupado por neurônios.  Portanto nossas conclusões preliminares apontam que o NPV apresenta uma hipertrofia do núcleo associada à uma hipertrofia ou hiperplasia neuronal como no quando comparados os neonatos com os jovens, mas não foi observado alterações quando comparados os jovens com os adultos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1076490 - FERNANDO VAGNER LOBO LADD
Interno - 4363493 - EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR
Interno - 3550124 - JUDNEY CLEY CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 19/10/2018 16:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao