Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SILVA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA SILVA DE MEDEIROS
DATA : 03/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-graduação em Biologia estrutural e Funcional
TÍTULO:

Avaliação in vitro do tratamento combinado de metformina e nanopartícula de PLGA com metotrexato em células de adenocarcinoma ductal pancreático.


PALAVRAS-CHAVES:

apoptose; caspase-3; bcl-2; cultivo celular


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC) corresponde a 90% dos tumores malignos de pâncreas. Geralmente, o diagnóstico é realizado em fase avançada ou em metástase, impossibilitando o tratamento cirúrgico. A sobrevida global dentro de 5 anos é de apenas 7% dos casos. Um dos principais fatores de risco do câncer de pâncreas é o diabetes mellitus tipo 2, além do tabagismo e a obesidade. A metformina é um antiglicemiante oral bastante utilizado no tratamento do diabetes mellitus. Recentemente, a metformina tem sido relatada com atividade anti-tumoral. O objetivo do presente estudo é avaliação in vitro do efeito anti-apoptótico da combinação de metformina e nanopartícula de PLGA associada metotrexato, um quimioterápico padrão utilizado no tratamento anti-neoplasico, mas também utilizado como anti-inflamatório em doenças como artrite reumatoide (AR). A combinação de metformina e nanopartícula de PLGA-MTX foi realizada com células de adenocarcinoma ductal pancreático, PANC-1. Um screening farmacológico foi realizado a partir do teste de viabilidade baseado no uso de resazurina para definir as doses de combinação dos medicamentos. Posteriormente, a citometria de fluxo foi utilizada para avaliar a indução da apoptose pela combinação de metformina e nanopartícula de PLGA-MTX. Por fim, a imunofluorescência avaliou a expressão de bcl-2 e caspase-3. Os resultados mostram que a combinação dos fármacos foi eficiente em induzir apoptose nas células tumorais PANC-1. Além disso, os tratamentos mostraram redução da proteína anti-apoptótica bcl-2 e aumento da proteína pró-apoptótica caspase-3.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2477216 - NAISANDRA BEZERRA DA SILVA FARIAS
Presidente - 2329140 - RAIMUNDO FERNANDES DE ARAUJO JUNIOR
Externo ao Programa - 2318723 - SERGIO ADRIANE BEZERRA DE MOURA
Notícia cadastrada em: 23/07/2018 13:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao