Banca de DEFESA: NATAN REYGES CASTRO DA PURIFICAÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATAN REYGES CASTRO DA PURIFICAÇÃO
DATA : 29/01/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO
TÍTULO:

Efeito do tratamento conjunto com quercetina, glutamina e α-tocoferol sobre a morfologia do miocárdio de ratos diabéticos.


PALAVRAS-CHAVES:

Antioxidantes; Cardiopatias diabéticas; Remodelação ventricular.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A cardiomiopatia diabética (CM) é uma das maiores causas de morbidade e mortalidade em pacientes diabéticos e, ela é caracterizada por hipertrofia e fibrose cardíaca. Este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos do tratamento conjunto de antioxidantes quercetina (100mg/kg de peso corporal), glutamina 1% e α-tocoferol 1% no miocárdio de ratos com diabetes mellitus induzido por estreptozootocina (DM-STZ). 20 ratos machos com 150 dias de idade foram subdivididos em grupos (n=5): N (normoglicêmico); D (diabético); NT (normoglicêmico tratado com antioxidantes) e; DT (diabético tratados com antioxidantes). Os resultados demonstraram redução do peso corporal, hiperfagia, polidipsia e manutenção do estatdo hipergicêmico nos grupos D e DT. Foi observado aumento do coeficiente peso do coração/peso corporal final (PC/PF), um indicativo de hipertrofia cardíaca em D e DT. Houve aumento dos níveis circulantes de MPO, MDA, GSH e IL-10 em DT.  Aumento da expressão de SOD-1, GPX-1, IL-1β, TGF-1β e deposição de fibras colágenas em D. Em DT houve aumento da expressão de SOD-1, IL-1β, TGF-1β e FGF-2 e, redução de GPX-1 da deposição de fibras colágenas. Estes resultados indicam que o tratamento conjunto com diferentes antioxidantes em ratos com DM-STZ estimulou as vias de regulação redox (GSH e SOD-1) e anti-inflamatória (IL-10), aumentou a expressão do FGF-2 necessário para a remodelação cardíaca e diminuiu a quantidade de fibras colágenas em comparação aos animais diabéticos sem tratamento, indicando que, pelo menos para o miocárdio o tratamento foi benéfico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2374605 - AURIGENA ANTUNES DE ARAUJO
Externo à Instituição - JACQUELINE NELISIS ZANONI - UEM
Presidente - 1544854 - NAIANNE KELLY CLEBIS
Notícia cadastrada em: 09/01/2018 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao