Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA KELLY DANTAS DE FIGUEIREDO

DISCENTE : SAMARA KELLY DANTAS DE FIGUEIREDO
DATA : 25/11/2022
LOCAL: ambiente virtual google meet

GRAMÁTICA E ENSINO: ABORDAGENS INICIAIS DA ANÁLISE SINTÁTICA EM TURMAS DE 6º ANO

História em quadrinhos, Comentário de leitor, análise sintática, ensino, produção textual.

A nossa prática docente tem revelado que a falta de compreensão das noções básicas da funcionalidade dos termos trazidas pela análise sintática é um fator que dificulta o desenvolvimento da boa produção escrita pelos alunos. A problemática desta dissertação é, portanto, o ensino da análise sintática a partir da compreensão da funcionalidade dos termos como forma de melhorar a produção textual dos estudantes, em turmas de 6º ano. Assim, o objetivo geral é apresentar uma proposta de intervenção, por meio de sequência didática, para atenuar a falta de compreensão das noções básicas da funcionalidade dos termos trazidas pela análise sintática. Os objetivos específicos são: descrever os tipos de gramática; identificar por quais meios ocorrem as abordagens iniciais da análise sintática no 6º ano; contextualizar tais abordagens nos gêneros textuais história em quadrinhos e comentário de leitor; contribuir para com o docente de Língua Portuguesa em suas práticas de sala de aula, em especial, no que se refere ao ensino das noções iniciais da análise sintática. Os referenciais teóricos escolhidos nos fornecem embasamento para compreender a relação entre língua e gramática. Travaglia (2021) e Possenti (1996) abordam a tipologia gramatical e mostram mudanças nos estudos gramaticais. Antunes (2014), Faraco (2008) e Barbosa (2014) contextualizam a gramática. Neves (2011) e Bortoni-Ricardo (2005) elucidam sobre o papel da escola no ensino de gramática. Já Ormundo e Siniscalchi (2018) mostram formas didáticas de abordar os conceitos iniciais da análise sintática. Marcuschi (2020) e Antunes (2005) abordam ainda os gêneros textuais como formas de promover o letramento dentro e fora da escola. A metodologia é uma proposta de pesquisa-ação. A concretização se dá com duas sequências didáticas para serem aplicadas em aulas de Língua Portuguesa em turmas de 6º ano, no formato presencial ou remoto, para o ensino dos gêneros textuais histórias em quadrinho e comentário de leitor trabalhando as abordagens iniciais da análise sintática. As sequências são estruturadas com base em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como a pesquisa é do tipo proposta, os resultados estão condicionados à sua efetiva aplicação em sala de aula. Os resultados esperados são a melhoria no aprendizado dos discentes em relação à problemática proposta, além do aprendizado contextualizado e dinâmico.

Presidente - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ