Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA FERNANDES DE LIMA

DISCENTE : MARIA APARECIDA FERNANDES DE LIMA
DATA : 04/02/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL DO GOOGLE MEET

A PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave:  gênero do discurso artigo de opinião; argumentação; sequência didática; proposta de intervenção.

A realidade vivenciada em relação ao desenvolvimento da escrita diariamente nas escolas é algo que preocupa bastante os docentes e provoca muitas inquietações. A preocupação com essa realidade gerou questionamentos, a saber: de que forma atuar, como professores de Língua Portuguesa, de modo a contribuir efetivamente para aprimorar a capacidade escritora e leitora, e minimizar as dificuldades de produção textual por meio do trabalho com o gênero discursivo artigo de opinião? Quais as estratégias que podem contribuir para aprimorar a competência escritora e leitora dos alunos, preparando-os para ser sujeitos reflexivos e críticos da realidade que os circundam? Na busca por respostas para essa problemática, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma proposta pedagógica, a partir de uma sequência didática, que sugere o desenvolvimento de módulos para a orientação da escrita e reescrita de produções textuais tendo como instrumento o gênero discursivo artigo de opinião. As ações delineadas para alcançar tal objetivo compõem uma proposta de intervenção que faz uso do gênero discursivo artigo de opinião como um instrumento motivador e eficaz para o desenvolvimento da competência escritora em discentes do 9º ano do Ensino Fundamental apoiado nas vertentes dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular que demonstram, metodologicamente, a viabilidade e a importância do gênero enfocado e das nuances argumentativas utilizadas naturalmente pelo usuário da língua. Para ser considerado letrado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender as demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. A partir dessa compreensão, é perceptível que os alunos, em sua maioria, não estão preparados como deveriam para lidar com a diversidade dessa cultura letrada, em virtude da evidente dificuldade apresentada por eles em relação à leitura, interpretação e produção textual dos mais diversos gêneros. Diante desse contexto, o presente trabalho buscou engajar os objetivos tomando como base os estudos da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin e dos escritos do Círculo. Além disso, busca as contribuições de estudiosos da área da Linguística Textual; da esfera da argumentação; da área dos estudos de Letramento e da sequência didática de gênero. Este estudo discute e defende a escrita como processo, apresenta a argumentação como eixo básico do artigo de opinião, apontando também as estratégias para apropriação da composição do referido gênero, por entender que esse gênero do discurso precisa participar do domínio discursivo do aluno a fim de que este seja capaz de lidar com situações de linguagem escolares e extraescolares que exijam um posicionamento diante de determinado tema polêmico. Este estudo propõe trabalhar o gênero discursivo artigo de opinião a partir do desenvolvimento de uma sequência didática para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), planejada como proposta de intervenção, de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, visto que a prática seguida de reflexão é o caminho indagativo privilegiado em investigações dessa natureza, possibilitando aos participantes condições para inquerir sua própria prática de forma crítica e reflexiva.

Presidente - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Externa ao Programa - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externa à Instituição - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 20/01/2022 22:53